Trem Republicado

COPA SP: Prefeitura fala em legado, custos assumidos pelo parceiro e reconhecimento

Com estádio em transformação e parcerias estratégicas, Salto se prepara para receber a Copa São Paulo, impulsionando o esporte local e deixando um legado de desenvolvimento.

Por Tom Luiz em 27/11/2023 às 11:29:01

Salto há tempos não figurava entre as sedes de grandes eventos esportivos, está prestes a vivenciar um marco histórico com a confirmação de ser uma das sedes da 54ª Copa São Paulo de Futebol Júnior. Nossa busca por respostas diretas junto à prefeitura revelou os bastidores desse processo e as iniciativas que estão moldando a cidade para receber essa competição de renome internacional.

Numa busca simples na internet, é fácil encontrar cidades que desistiram de receber o evento alegando os alto custos que envolvem a operação, porém, de acordo com respostas da Prefeitura Municipal, a cidade está com parcerias que viabilizam o campeonato em Salto.

Estádio Municipal em Transformação

O Estádio Municipal Amadeu Mosca, palco de inúmeras emoções esportivas locais, está passando por transformações significativas. Desde que Salto foi confirmada como sede da Copinha, o estádio está em obras para atender aos padrões exigidos pela competição. A reforma do gramado, custeada por uma empresa parceira da administração municipal, destaca-se como parte das melhorias que não só beneficiarão os times participantes, mas também deixarão um legado para o esporte local.

Lidesa e Clubes Locais Apoiam a Decisão

A decisão de interditar o Estádio Municipal durante a reta final dos campeonatos amadores foi comunicada à Liga Desportiva Saltense (Lidesa) durante uma reunião com representantes dos clubes locais. O diálogo constante desde os primeiros indícios da escolha de Salto como sede demonstra o apoio da maioria dos clubes à decisão, reconhecendo os benefícios das melhorias e o legado para o esporte local.

Investimento e Parcerias Estratégicas

Contrariando a expectativa de pagamentos diretos à Federação Paulista de Futebol, a cidade não precisou desembolsar taxas específicas para sediar a Copa São Paulo de Futebol Júnior. O investimento, fruto de uma colaboração entre a administração municipal, o clube representante (Sfera Futebol Clube) e a iniciativa privada, engloba diversas melhorias no estádio. Ampliação dos bancos de reservas e adaptações para cabines de imprensa estão em fase de orçamento, com recursos provenientes da iniciativa privada.

Contribuição do Sfera Futebol Clube

O Sfera Futebol Clube, único representante de Salto na competição, assume uma posição de destaque ao assumir boa parte dos custos relacionados à hospedagem, alimentação e serviços de lavanderia para todas as delegações participantes da sede de Salto, totalizando 75 pessoas. Essa parceria não só fortalece a representação da cidade na competição como também destaca o compromisso do Sfera com o desenvolvimento do esporte local.

Benefícios Além das Quatro Linhas

Salto está prestes a vivenciar benefícios que vão além das quatro linhas do campo de futebol. A projeção positiva gerada pela competição alcançará os âmbitos local, regional, estadual, nacional e até internacional. A economia local também será impulsionada, envolvendo desde a rede hoteleira até o comércio em geral, incluindo bares, restaurantes, lanchonetes, mercados, supermercados, hipermercados, farmácias e lojas de conveniência. Além disso, as melhorias no Estádio Municipal deixarão um legado para equipes amadoras locais, promovendo o desenvolvimento contínuo do esporte em Salto.

A cidade se prepara para não apenas sediar um torneio esportivo de grande magnitude, mas para deixar uma marca duradoura no cenário esportivo local. Com a expectativa de atrair olhares de todo o país, Salto se coloca no "mapa futebolístico" da região, do Estado e, quem sabe um dia, do país. A 54ª Copa São Paulo de Futebol Júnior será mais do que um evento esportivo; será um capítulo fundamental na história esportiva de Salto.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003