Trem Republicado

O Consórcio de Imprensa de Salto nasce com a missão de valorizar e fortalecer o jornalismo profissional

A iniciativa vai beneficiar principalmente quem busca informação confiável, em tempos de disseminação de tantas notícias falsas.

Por Wellington Caposi em 12/12/2021 às 23:37:57
Essa é a identidade visual do projeto.

Essa é a identidade visual do projeto.

As conversas começaram há, pelo menos, oito meses. Na pauta, a necessidade de enfrentar os novos desafios impostos pela disseminação de informações mentirosas, com o objetivo de confundir a população, e a construção de um novo momento para o jornalismo em Salto, com a necessidade do desenvolvimento de reportagens investigativas. Dessa forma, tendo em vista as dificuldades de cada veículo de comunicação era preciso unir forças e trabalhar juntos, sem perder a identidade e autonomia da escolha da própria linha editoral.

O resultado do grupo de trabalho para o desenvolvimento do projeto poderá ser conhecido por todos a partir de segunda-feira, dia 13 de dezembro, a data oficial do lançamento do Consórcio de Imprensa de Salto, que contará com um portal e redes sociais, sempre valorizando o trabalho dos integrantes: Blog do Nelson Lisboa, Jornal PRIMEIRAFEIRA, Jornal Taperá, Portal Terra Tavares, além da participação dos jornalistas Denise Rocha e Eloy de Oliveira, que agregam à iniciativa a experiência profissional diversificada.

A missão do Consórcio de Imprensa de Salto é ser protagonista na produção e divulgação de conteúdo jornalístico de qualidade, valorizando a tradição, a credibilidade e o profissionalismo, com uma atuação conjunta e autossustentável, visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. Ou seja, juntos, todos vão trazer quais os assuntos merecem uma discussão aprofundada, garantindo a todos o direito a uma informação verdadeira, com a checagem dos fatos, além de ouvir todos os lados envolvidos na situação. Esses são os preceitos do bom jornalismo que vão nortear o trabalho.


A grave crise da falta d'água será o tema da primeira reportagem especial feita pelos integrantes do consórcio.

A cada dia da próxima semana será possível ter acesso a um conteúdo que busca esclarecer como chegamos até essa situação e as dificuldades enfrentadas pela população, além das alternativas que são apresentadas pelo Poder Público. O precursor desse projeto é, sem dúvida, Valter Lenzi, o fundador do Jornal Taperá, que participou da gravação do programa que conta a história dos veículos de comunicação de Salto. Valter foi enfático ao reforçar o compromisso com a cidade ao dizer que "o jornal procura mostrar para os leitores e assinantes um procedimento que demonstre responsabilidade que nos temos que ter com a produção das notícias".


Da esquerda para a direita: Valter Lenzi Jr., Caio Dellagiustina, Nelson Lisboa, Tom Luiz, Denise Rocha, Eloy de Oliveira e Valter Lenzi

Confira o depoimento de parte dos integrantes do Consórcio de Imprensa de Salto:


A população é que vai ser beneficiada com o fortalecimento do jornalismo profissional. É o que reforça o jornalista Eloy de Oliveira, que também está no Consórcio de Imprensa de Salto. "Já causou impacto a criação do Consórcio na cidade, já tem muita gente querendo saber o que vai ser e qual é o objetivo", revela. Os profissionais envolvidos sabem que será preciso muito trabalho, mas estão acostumados com a busca incessante pela informação, mesmo quando nem todo mundo quer dar as respostas necessárias. Mas o papel da imprensa é esse, como lembra a jornalista Denise Rocha. "Com o olhar de cada um, vamos fazer o melhor para contribuir com o desenvolvimento da cidade. Não existe democracia sem imprensa livre e forte", concluiu.

Os profissionais Denise Rocha e Eloy de Oliveira são os jornalistas responsáveis pelo trabalho desenvolvido no Consórcio, sendo que Denise ainda acumula a função de coordenadora, visando auxiliar no desenvolvimento de novos produtos e estratégias. "É fundamental alcançar mais pessoas, e, para isso, precisamos buscar recursos para os novos projetos, como os programas em vídeos que estão sendo produzidos", explica a jornalista, que é formada em Comunicação Social desde 2004, e em Direito, pela Universidade Federal de Uberlândia (MG), tendo concluído a segunda graduação em novembro deste ano. Ela começou a carreira em rádio, mas acumula mais de 15 anos de experiência de telejornalismo em várias regiões do país e atuação em assessorias de imprensa, com destaque para a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, em 2014, ano da Copa do Mundo, e para o Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Uberlândia (MG), além de consultorias e trabalhos de freelancer para jornais e revistas.

Eloy de Oliveira, por sua vez, é jornalista diplomado desde 1985 e profissional de marketing na área de comunicação integrada desde 2010. Começou a carreira de jornalista no extinto jornal "O Trabalhador", em Salto. Atuou em praticamente todos os principais veículos de comunicação impressa, audiovisuais e onlines do eixo formado entre as cidades de Sorocaba, Campinas, Jundiaí e Piracicaba. Além de veículos de repercussão nacional, como Folha de São Paulo, Gazeta Mercantil, Rede Globo e Rádio Jovem Pan. Conquistou vários prêmios ao longo da carreira, sendo os principais o Prêmio Esso de Jornalismo, em dezembro de 1997, na categoria "Melhor Contribuição à Imprensa" com a série de reportagens sobre as comunidades carentes de Campinas, no jornal Correio Popular, e o Prêmio Yara de Jornalismo, em outubro de 2000, pela Melhor Série de Reportagens sobre Recursos Hídricos Gerenciados pelo Comitê das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, no jornal Gazeta Mercantil. Também firmou sua atuação na área de assessoria de comunicação, com o desenvolvimento de trabalhos para grandes empresas. Além disso, também atua na área de consultoria política e de marketing para candidatos, que vão de vereador a presidente da República, com passagens por 18 dos 33 partidos registrados até novembro de 2021 no Brasil. É articulista do jornal Taperá desde 1996 e faz trabalhos freelancers para vários veículos.

Os veículos que fazem parte do Consórcio:


O portal TerraTavares foi criado em setembro de 2020. Em seu DNA está a agilidade, com atualização em tempo real. Sua linha editorial independente permite mostrar a política saltense como ela é, contribuindo assim para uma discussão saudável e fundamental para que a cidade não saia dos trilhos do desenvolvimento. Mas vai muito além disso, com conteúdos que fazem a diferença para a nossa vida, tudo isso com apenas um clique.


O Blog do Nelson nasceu em 2008 para ser uma opção de informação exclusiva digital, da qual Salto carecia e, é claro, caiu no gosto popular. Por sua linguagem interativa e por funcionar interligado às redes sociais, o portal recebe mais de 100 mil visitas por mês. É a experiência e a credibilidade de Nelson Lisboa, com mais de 25 anos de profissão, que orientam esse trabalho.


O Jornal PrimeiraFeira iniciou suas atividades em 1989. Naquela época no formato tablóide para divulgar classificados. Desde então ocorreram algumas mudanças, mas a principal foi abrir espaço para a notícia, com foco num jornalismo baseado em fatos e interpretação, oferecendo para o leitor, tanto na versão impressa quanto em seus canais digitais, conteúdo diferenciado e de qualidade.


O Jornal Taperá é o mais antigo jornal impresso em circulação em Salto. Cresceu com a cidade. Ele foi fundado em 1964 no formato de revista semanal, mas dez anos depois se transformou no jornal impresso como é hoje. Ao longo do tempo e por sua longevidade, conquistou um lugar de confiança entre os leitores de jornal da cidade. A imparcialidade, a credibilidade e a transparência estão presentes nessa trajetória até os dias de hoje, tanto na versão impressa quanto em seus canais digitais.

Os profissionais Denise Rocha e Eloy de Oliveira serão os jornalistas responsáveis pelo trabalho desenvolvido no Consórcio, sendo que Denise ainda acumula a função de coordenadora, visando auxiliar no desenvolvimento de novos produtos e estratégias. "É fundamental alcançar mais pessoas, e, para isso, precisamos buscar recursos para os novos projetos, como os programas em vídeos que estão sendo produzidos", explica a jornalista, que é formada em Comunicação Social desde 2004, e em Direito, pela Universidade Federal de Uberlândia (MG), tendo concluído a segunda graduação em novembro deste ano. Ela começou a carreira em rádio, mas acumula mais de 15 anos de experiência de telejornalismo em várias regiões do país e atuação em assessorias de imprensa, com destaque para a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, em 2014, ano da Copa do Mundo, e para o Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Uberlândia (MG), além de consultorias e trabalhos de freelancer para jornais e revistas.

Eloy de Oliveira, por sua vez, é jornalista diplomado desde 1985 e profissional de marketing na área de comunicação integrada desde 2010. Começou a carreira de jornalista no extinto jornal "O Trabalhador", em Salto. Atuou em praticamente todos os principais veículos de comunicação impressa, audiovisuais e onlines do eixo formado entre as cidades de Sorocaba, Campinas, Jundiaí e Piracicaba. Além de veículos de repercussão nacional, como Folha de São Paulo, Gazeta Mercantil, Rede Globo e Rádio Jovem Pan. Conquistou vários prêmios ao longo da carreira, sendo os principais o Prêmio Esso de Jornalismo, em dezembro de 1997, na categoria "Melhor Contribuição à Imprensa" com a série de reportagens sobre as comunidades carentes de Campinas, no jornal Correio Popular, e o Prêmio Yara de Jornalismo, em outubro de 2000, pela Melhor Série de Reportagens sobre Recursos Hídricos Gerenciados pelo Comitê das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, no jornal Gazeta Mercantil. Também firmou sua atuação na área de assessoria de comunicação, com o desenvolvimento de trabalhos para grandes empresas. Além disso, também atua na área de consultoria política e de marketing para candidatos, que vão de vereador a presidente da República, com passagens por 18 dos 33 partidos registrados até novembro de 2021 no Brasil. É articulista do jornal Taperá desde 1996 e faz trabalhos freelancers para vários veículos.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003