Trem Republicado

Em menos de dois meses, a Mata Ciliar recebeu seis cachorros-do-mato debilitados

O cachorro-do-mato é uma espécie que vem sofrendo muito nos últimos tempos devido o crescente avanço de zonas urbanas em áreas de mata.

Por Wellington Caposi em 14/02/2024 às 11:30:03

O cachorro-do-mato é uma espécie que vem sofrendo muito nos últimos tempos devido o crescente avanço de zonas urbanas em áreas de mata. Somente neste ano, nosso Cras recebeu seis indivíduos, por diferentes motivos, mas todos frutos desse terrível encontro. E destes, dois chegaram na quinta-feira (8), sendo um vítima de atropelamento em Indaiatuba e outro encontrado em um condomínio de Itatiba.

Ambos os indivíduos chegaram extremamente debilitados e correndo riscos de vida. Entregue por agentes da prefeitura, o animal de Indaiatuba foi encontrado próximo de um hotel, com os dois membros torácicos fraturados. "Realizamos uma radiografia que confirmaram as fraturas, posteriormente, iniciamos o tratamento com medicações e fizemos as talas para imobilizar. Agora é continuar com os cuidados e observações diárias para acompanhar a evolução de seu quadro", comenta Gabriel Rodrigues, médico veterinário da Mata Ciliar.

Já o animal de Itatiba foi entregue pela Guarda Municipal, depois de ser encontrado dentro de um condomínio, com um caso de sarna bem avançada, que resultaram em lesões, ectoparasitas, desidratação e desnutrição. Infelizmente, apesar dos esforços de nossa equipe, o estado do animal era muito crítico e não conseguiu sobreviver.

Os municípios de Indaiatuba e Itatiba possuem parceria com a Mata Ciliar, que contribuem para o recebimento e reabilitação de animais silvestres.

MATA CILIAR
A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade.
Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.

Com informações: Comunicação Mata Ciliar

 

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003