Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

DENGUE

Bairro São Pedro e São Paulo, em Salto, convive diariamente com a dengue

Segundo fala do vereador morador no bairro, 90% de seus moradores está ou já teve dengue neste ano. Alguns pela segunda vez.


Em 2022, aconteceram 605 casos de dengue na cidade. Nos primeiros 80 dias de 2023, já foram registrados 135 casos da doença, o que corresponde a 22% dos casos registrados em todo o ano passado. O que chama atenção é que as ocorrências são pontuais como no bairro São Pedro e São Paulo, onde a evidência da doença é mais abrangente.

O vereador Cícero Landim, morador do bairro falou que: "não é um surto, existe aqui uma verdadeira epidemia: 90% dos moradores do bairro está ou já teve dengue e alguns deles pela segunda vez".

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), surto ocorre quando há quando existe um aumento localizado do número de casos de uma doença. Uma epidemia, por sua vez, é quando ocorre um aumento no número de casos de uma doença em diversas regiões, das cidades ou dos estados, porém sem atingir níveis globais.


Se é surto ou epidemia, o correto seria o Departamento de Vigilância Epidemiológica tomar um posicionamento mais efetivo como aplicação de nebulização naquela região. Somente mensagens nas contas de água, comunicação por carros de som, divulgação na internet e redes sociais não matam o mosquito transmissor. É necessário uma ação corretiva para combater o avanço da dengue na cidade. Localizar focos do mosquito Aedes aegypti nas residências e tomar providências mais efetivas. Notificar e investigar todos os casos suspeitos, de forma contínua e com aplicação de medidas capazes de controlar ou impedir a proliferação da doença.

Não vamos esperar alguém morrer para tomar as providências necessárias.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!