Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

SURPRESA EM RESULTADO

Salto tem 141.988 habitantes, de acordo com prévia do Censo 2022, diz IBGE

As informações divulgadas foram entregues ao TCU para o cálculo de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).


Um número que ninguém esperava. Este é o resumo da prévia do CENSO 2022 que tira Salto da casa dos 119 mil habitantes - dados que o próprio IBGE estimava em 2020, e nos coloca na posição de 57º cidade mais populosa do estado de São Paulo com quase 142 mil habitantes.

Esta alteração substancial para mais, trará mais recursos a cidade do Fundo de Participação de Municípios, que utiliza o número da população como um de seus indicadores para os repasses. Comparando com as cidades vizinhas, a taxa de crescimento populacional da cidade impressiona ainda mais. Veja o gráfico comparativo:


Fonte: IBGE / Censo 2022

O QUE DIZ O IBGE:

No final dos anos, o IBGE entrega ao Tribunal de Contas da União (TCU) a relação da população de todos os municípios brasileiros. Sem a conclusão do Censo 2022 neste ano, o Instituto decidiu realizar um cálculo da população com base nos dados já levantados, até o dia 25 de dezembro de 2022. O número de habitantes é utilizado para o cálculo do Fundo de Participação dos Municípios e para determinar o tamanho das representações políticas, como na quantidade de vereadores e de deputados federais e estaduais.

O diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, explicou a metodologia da prévia da população a partir dos dados parciais coletados no Censo 2022 no encontro Censo Demográfico - Avanços e Desafios, realizado na manhã de 27 de dezembro, no Museu do Amanhã, no centro do Rio de Janeiro.

"Temos uma outra missão e precisamos aproveitar o Censo, divulgando um dado de 2022 com base na coleta dos dados. A coleta continua aberta em janeiro recenseando aonde não fomos ainda. Vamos fazer um trabalho de supervisão e controle de qualidade retornando aos domicílios classificados como recusa, fechado, vago ou de uso ocasional; e também a supervisão dos casos de omissão, duplicidades e inconsistências. Além da pesquisa de pós-enumeração", informou Azeredo.

Confira a planilha completa do Censo 2022 AQUI.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!