Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

ENTREVISTA EXCLUSIVA

'Eu tô muito tranquilo com tudo', afirma Secretário de Governo, Francisco Procópio em entrevista exclusiva

Secretário recebeu equipe do TERRATAVARES em seu gabinete e respondeu as perguntas a respeito da denúncia de corrupção que estaria envolvido


Francisco Procópio (Sec. de Governo) e Dra. Fernanda Batista (advogada)

No início desta tarde, 1º, acompanhado da assessora de Imprensa, Karina Camargo, e da advogada dra. Fernanda Batista Luiz, Francisco Procópio recebeu a reportagem do TERRATAVARES em sua sala. Ainda se recuperando da cirurgia recente que fez, se dispôs a falar do episódio que movimentou a politica em Salto nesta semana. Procópio afirmou que trabalhava na Moratta desde 2016, e que estava trabalhando durante alguns anos para venda uma área localizada no Jd. Santa Cruz e que no ano passado a venda efetivamente ocorreu. "É minha vida antes do governo. Além de tudo, quando começou a campanha, eu deixei claro isso para o grupo que tinha duas áreas grandes que eu estava negociando e não iria abrir mão".

O secretario afirma que ainda não recebeu a sua comissão da corretagem, pois ainda estão desenvolvendo o projeto. Com relação as visitas em seu gabinete do pessoal da Umbrella Gestão Patrimonial, declarou a nossa equipe que, como outros empreendedores, eles estariam querendo saber das novas regras dos loteamentos e foram orientados a aguardar as novas diretrizes e assim aconteceu. Toda a situação da denúncia na visão do secretário, seria em razão do Decreto 111/2021, que suspende novos loteamentos na cidade. "Eu vejo que a questão toda é assim, tem empreendedor que vem aqui e depois vai chorar as pitangas com o Laerte. Numa serie de situações que acompanhei o Nivaldo (Secretário de Desenvolvimento Urbano) e reforçamos a decisão. Queremos nortear a cidade para o bem. O que custa esperar seis meses para o empreendedor? Não tem água, não tem planejamento para a educação, só olha para o empreendimento e a cidade perde, o déficit fica com a gente", disparou Procópio.

Uma das falhas da denúncia apontadas por Procópio sobre o empreendimento, objeto da possível corrupção e exceção de liberação em Salto, é que o mesmo ainda não deu entrada na prefeitura, e por si só este fato mostra a intenção caluniosa dos autores.

A cidade cresce de uma forma com discrepância, temos empresas no meio da cidade. O que der para normatizar vamos, e isso mexe com quem quer ganhar dinheiro, Francisco Procopio - Secretário de Governo de Salto.

Um dos pontos da denúncia trata do pagamento da faculdade de sua filha em dinheiro vivo, e Procópio afirmou que gostaria de saber deste pagamento e negou que isto tenha ocorrido. Os demais nomes citados na denúncia, como "Marinho", da Marinho Participações foi repelido por ele "não tenho amizade e nunca o vi aqui dentro, isso foi criado".

Procópio ainda disse que gostaria que quem fez as acusações apresentasse as provas, e que como sabe que não tem, está muito tranquilo com tudo. Esta tranquilidade não significa que o secretario não ira tomar as medidas cabíveis, tanto que diversos nomes que replicaram a notícia foram citados no Boletim de Ocorrência feito por ele nesta quarta, 30.


"Criaram este troço, 5 chips não existe, eu tenho só o meu pessoal", rebatendo mais uma acusação da denúncia. Procópio destacou que nenhum empreendimento teve exceção e citou quem não é da competência de sua pasta a aprovação, mas sim Desenvolvimento Urbano. "Ele, Nivaldo, tem toda liberdade e vamos endossar. A gente conversa, mas a decisão é dele. Por vontade eu prorrogaria o decreto. Tem varias coisas ainda para normatizar, é uma discussão".

Procópio afirmou que nunca houve dinheiro vivo dentro de seu gabinete como afirma a denúncia, mas que sim, já recebeu diversas ofertas de propina, mas que nunca aceitou. Provocado por nossa equipe se ele iria de livre vontade comparecer a Câmara de Vereadores para dar explicações, Procópio afirmou que não, somente se for convocado, "de livre vontade não vou, mas se me convocarem irei", e destacou que até o momento o prefeito Laerte Sonsin Jr. não se manifestou publicamente acerca dos fatos, pois no entendimento do prefeito, isso é algo pessoal e não de governo.

DENÚNCIA NÃO E NOVIDADE PARA O GOVERNO

A denúncia que rolou nos grupos do whatsapp esta semana envolvendo o nome do Secretário de Governo Francisco Procópio foi uma surpresa apenas para quem está fora da Abadia de São Norberto. Em 20 de julho a mesma denúncia, com o mesmo teor de mensagem foi feita ao Ministério Público de Salto e já era de conhecimento do prefeito Laerte Sonsin Jr. e de sua equipe. Foram duas denúncias enviadas por e-mail ao MP com teor semelhante e que não convenceram o promotor Dr. Luiz Fernando Guinsberg, que em seu despacho datado em 27 de agosto, destacou que não há, por ora, elementos que confiram um mínimo de credibilidade à narrativa apresentada. Segue o promotor afirmando: "que o único elemento de convicção que instrui a denúncia é uma suposta mensagem, e que não há provas que essa fora enviada pelo Secretário de Governo, e que embora conste uma foto no ícone do Secretário, qualquer um poderia ter criado um perfil com a imagem e encaminhado a mensagem".

A promotoria reforçou ainda em seu despacho que o Decreto 111/2021 e que se o mesmo estiver em vigor a representação não faz qualquer sentido, a não ser que tenha sido descumprido mediante a aprovação ilegal de algum empreendimento na cidade. Estes questionamentos pertinentes ao decreto foram enviados ao gabinete do prefeito Laerte Sonsin Jr., e negados pela administração municipal. Nos resta aguardar. Como afirmou Procópio, ele irá avançar com o assunto na busca da identificação do autor do que ele chama de Fakenews e que diversos nomes virão a tona e tudo será esclarecido.

Um ponto que merece ressalva neste caso é que sim, este é um caso do governo. Quando um cidadão público, tem seu nome envolvido em uma denúncia de dinheiro vivo dentro da sede da Prefeitura Municipal, ocupando a maior das secretarias, sim, é um caso de governo. O silêncio em demasia atrapalha e cria dúvidas. Contra a verdade somente argumentos prevalecem.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!