Trem Republicado

Itu e Indaiatuba reelegem seus prefeitos e Salto elege Laerte Sonsin

Por Wellington Caposi em 16/11/2020 às 00:11:03

Depois de um atraso inédito na apuração e na divulgação dos resultados oficiais das eleições municipais pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), finalmente a região conheceu, às 23h50 deste domingo, os prefeitos eleitos para os próximos quatro anos. São eles: Guilherme Gazzola (PL) reeleito em Itu, Laerte Sonsin (PL) em Salto, e Nilson Gaspar (MDB) reeleito em Indaiatuba.

Em Itu, Guilherme teve 32.115 votos (41,76%), quase o mesmo total que Laerte Sonsin conquistou em Salto: 32.619 votos (54,23%). Já Nilson Gaspar foi reeleito em Indaiatuba com 69.064 votos (60,35%).

As eleições de 2020 foram as primeiras em que a totalização dos votos foi centralizada pelo TSE. Além disso, uma pane num dos supercomputadores responsáveis pela totalização dos votos provocou a lentidão na divulgação dos resultados. O presidente do Tribunal, Luís Roberto Barroso, declarou à imprensa que o problema técnico não comprometeu a lisura do processo eleitoral brasileiro, garantindo a segurança das eleições, mesmo após uma tentativa de invasão hacker no sistema, a qual foi prontamente frustrada.

Durante o início da noite, mesmo sem o resultado oficial do TSE, alguns candidatos já comemoravam vitória, como o prefeito reeleito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, que reuniu uma multidão, mesmo em plena pandemia, numa praça da cidade. Em vídeo compartilhado nas redes sociais, eleitores e equipe de confraternizavam – boa parte sem máscaras – e também cumprimentavam – com beijos e abraços – o político reeleito. Em Itu, houve carreata do também prefeito reeleito Guilherme Gazzola.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003