Trem Republicado

Onda extrema de frio vai atingir a cidade no próximo final de semana

Massa de ar de enorme intensidade chega ao Sudeste nesta próxima semana com temperatura excepcionalmente baixa. É necessária a preocupação com rmedidas de assistência à população socialmente vulnerável.

Por Wellington Caposi em 24/07/2021 às 22:48:51
Foto by José Alberto Bauer

Foto by José Alberto Bauer

Uma nova e forte massa de ar polar causará queda na temperatura a partir da metade da próxima semana na capital paulista, de acordo com análises do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). Após dias ensolarados e secos, proporcionando até mesmo sensação de calor na cidade, o tempo deve mudar a partir de quarta-feira, inclusive com possibilidade de chuva. Segundo os meteorologistas, para quarta-feira, a mínima prevista é de 8°C e a máxima de 16°C. Já na quinta-feira 29, de acordo com o meteorologista do CGE Thomaz Garcia, o sistema frontal se afasta, permitindo a entrada da terceira e mais forte massa de ar polar deste inverno, o que vai proporcionar intensa sensação de frio para toda a região. Que será uma onda de frio intensa não se tem dúvida, mas faltando ainda quatro dias para a sua chegada existem pontos em aberto como sua intensidade definitiva, sua extensão e eventual acumulação e quantidade. O ar polar deve ingressar no Brasil entre a terça e a quarta-feira, trazendo queda enorme da temperatura que será extremamente baixa na segunda metade da próxima semana.


"Há potencial para novos recordes de frio, a mínima prevista nos próximos dias é de 5°C e a máxima de apenas 14°C no início da tarde", disse Thomaz Garcia. Em conformidade com as simulações feitas, a menor média da temperatura mínima em nossa região deve chegar a 3°C, na madrugada da sexta-feira, 30; enquanto a máxima neste dia será de apenas 13°C.

"A tendência é de uma sequência mais prolongada de dias de frio, que deve durar até o fim da primeira semana de agosto. Neste período, teremos as mínimas e as máximas mais baixas do ano, além de uma sensação de frio mais intensa provocada pela ação dos ventos", afirmou o meteorologista.

Urge-se então um alerta às autoridades, para que reforcem COM URGÊNCIA medidas de assistência à população socialmente vulnerável, especialmente os moradores de rua, uma vez que o frio terá intensidade para causar hipotermia e morte nas pessoas desabrigadas.


Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003