Trem Republicado

Em entrevista, o engenheiro geotĂ©cnico Ismar Ferrari faz graves denĂșncias sobre o Rio TietĂȘ

O artigo 208 da Constituição do Estado de São Paulo de 1989 veda o incremento de degradação do rio pelos lançamentos de novos poluentes no TietĂȘ. E isso não estĂĄ sendo respeitado nem pelo governo de São Paulo e nem pela EMAE.

Por Wellington Caposi em 04/07/2021 às 11:38:42
O INEVAT - Instituto de Estudos Vale do TietĂȘ faz um alerta sobre ações do governo do estado de São Paulo que vĂȘm priorizando a redução de enchentes e a poluição no rio TietĂȘ na região metropolitana, transferindo esses problemas para o interior de São Paulo, mais especificamente para nossa região.

O entrevistado por Mirna Bicalho, no programa Lado a Lado desta semana, o engenheiro geotécnico Ismar Ferrari, que também é o coordenador técnico do INEVAT, apresentou um relato sobre as condições de impactos ambientais observados sobre a qualidade das aguas do rio na região do Médio TietĂȘ, particularmente no trecho entre Salto e Itu, nos aspectos de enchentes, poluição, lixo, danos ao patrimônio natural e a economia. Falou que as obras dos tĂșneis de da PHC de Pirapora violaram o artigo 208 da Constituição do Estado de São Paulo, de 1989. O artigo, que foi proposto pelo deputado saltense Archimedes Lammoglia, veda o incremento de degradação do rio pelos lançamentos de novos poluentes no TietĂȘ. Acontece que os tĂșneis foram executados sem respeitar a Constituição do estado de São Paulo e passaram a descarregar lodo envenenado acumulado no fundo do reservatório de Pirapora, além de descarregar vazões excessivas para jusante da barragem para o Médio TietĂȘ. Por esse motivo Itu passou a sofrer no Ășltimo ano, pela primeira vez na história da cidade, enchentes nas ĂĄreas marginais do TietĂȘ. De fato, o bairro ParaĂ­so ficou inundado com perdas nas residĂȘncias, sendo que inclusive um caminhão teve perda praticamente total ficando submerso nas ĂĄguas da enchente.

Confira toda a entrevista:


Comunicar erro
Fale conosco

ComentĂĄrios

TT003