Trem Republicado

Se tiver recebido uma dose vencida de vacina AstraZeneca, como devo proceder?

Imunizados com a vacina fabricada na Índia devem checar não só o lote, mas também data de vencimento do frasco. A nota oficial da Secretaria Municipal da Saúde deveria ter um padrão semelhante a este.

Por da Editoria. em 04/07/2021 às 11:21:32

A informação de que 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em 1.532 municípios brasileiros trouxe apreensão aos vacinados pelo imunizante fabricado na Índia e gerou dúvidas sobre o que fazer para saber se está entre aqueles que receberam as doses com validade expirada e como proceder caso realmente tenha recebido a dose fora do prazo. Confira um passo a passo para lidar com o caso:

- COMO DESCUBRO QUAL É O LOTE DA MINHA VACINA?

Primeiro, é preciso checar se você recebeu alguma dose de um lote vencido. Para isso, localize, no cartão de vacinação, o número do lote. No Brasil, há diferentes modelos de carteiras de vacina, no entanto, na imunização contra a Covid-19, geralmente o lote vem logo abaixo da informação sobre qual é a dose a ser tomada. O lote é composto por número e letras, distribuídas em sequência aleatória.

- ACHEI O CÓDIGO DO LOTE. COMO SABER SE ELE ESTAVA VENCIDO QUANDO TOMEI A VACINA?

Após localizar o código do lote no cartão de vacina, confira se os números e as letras correspondem com os dos lotes vencidos. Depois disso, é necessário verificar a data de vencimento dos imunizantes e checar se ela realmente é anterior ao dia em que você recebeu a aplicação. As informações podem ser consultadas na imagem abaixo. Os oito lotes vencidos tiveram a validade expirada entre 29 de março e 4 de junho.

4120Z001: 29 de março / 4120Z004: 13 de abril / 4120Z005: 14 de abril / CTMAV501: 30 de abril / CTMAV505: 31 de maio / CTMAV506: 31 de maio / CTMAV520: 31 de maio / 4120Z025: 4 de junho. ATENÇÃO: você só foi imunizado com uma dose inapropriada caso tenha se vacinado após a data de vencimento.

- TOMEI UMA DOSE VENCIDA E AGORA?

É preciso se revacinar em pelo menos 28 dias. Essa é a orientação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19. O período é o prazo de segurança para que a dose vencida não entre em conflito com a que será recebida. Para ter certeza de como o estado em que você mora lidará com o erro, vá até o posto de vacinação em que tomou a dose vencida, leve a carteira de vacinação e informe o erro.

- O IMUNIZANTE VENCIDO FAZ MAL À SAÚDE?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), o recebimento de uma dose vencida não traz riscos à saúde. Por outro lado, não há certeza de que a aplicação fora do prazo de validade traz prejuízo à eficácia da vacina. Por isso, a SBIm recomenda a repetição do processo de vacinação. A organização também disse que "não é possível afirmar se a dose adicional pode aumentar a possibilidade de eventos adversos".

- O QUE DIZEM OS ÓRGÃOS DE SAÚDE SOBRE AS VACINAS VENCIDAS?

O Ministério da Saúde afirmou que a responsabilidade da gestão da validade das doses das vacinas é dos estados. "As doses entregues para as centrais estaduais devem ser imediatamente enviadas aos municípios pelas gestões estaduais. Cabe aos gestores locais do SUS o armazenamento correto, acompanhamento da validade dos frascos e aplicação das doses, seguindo à risca as orientações do Ministério", escreveu em nota.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também informou que "não participa da logística de aplicação de imunizantes", apenas avalia a qualidade, segurança e eficácia das vacinas. A autarquia esclareceu ainda que não recebeu qualquer pedido de extensão de prazo de validade de vacinas AstraZeneca e que vacinas com validade expirada "não têm garantias de eficácia e segurança".

Já a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que produz a vacina no Brasil, informou que os lotes vencidos não foram produzidos no país. Uma parte dos lotes foram importados do Instituto Serum, da Índia e entregues pela Fiocruz ao Ministério da Saúde. Outras foram fornecidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS). Ainda de acordo com a Fundação, todos os lotes foram repassados dentro do prazo previsto, em janeiro e fevereiro deste ano. A Fiocruz ainda diz que está, junto ao Programa Nacional de Imunizações, em contato com o fabricante indiano para colher "orientações a serem dadas pelo Programa àqueles que tiverem tomado a vacina vencida".

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003