A 100 dias do fim do Contrato Emergencial do Hospital, Prefeitura garante que licitação será realizada

Contrato emergencial com a Caminho de Damasco termina em 08 de outubro de 2021.

Assinatura do contrato emergencial que tem fim em 08 de outubro

Assinatura do contrato emergencial que tem fim em 08 de outubro

Poucas licitações são tão complexas como a de gestão de um hospital por uma O.S. (Organização de Saúde). Em Salto, nos últimos anos tivemos pelo menos 4 destas gestoras, sendo a última o IBDAH que até hoje deixou rastro de problemas na cidade e com seus ex-funcionários. Vale lembrar que esta última licitação vencida pelo IBDAH teve seu edital publicado em 02 de agosto de 2019 e o contrato assinado em 09 de dezembro daquele ano, ou seja, num tempo maior do que o que ainda temos.

A gestão Laerte Sonsin Jr. tem afirmado desde o início estar trabalhando na construção deste edital. Durante audiência realizada em 25 de fevereiro junto aos vereadores, o ex-secretário de saúde afirmou que o novo edital já estava em construção. Veio o contrato emergencial, assumido pela Caminho de Damasco em 08 de abril, pelo prazo de 180 dias. Durante entrevista ao TERRATAVARES a respeito dos 100 dias de seu governo, o chefe do executivo novamente destacou que o processo licitatório estava para ser lançado nos próximos dias. Porém, nada de novo até o momento.

Houve a troca na gestão na Saúde, e novamente o TERRATAVARES questionou qual a situação atual desta questão. Fomos então informados que a licitação definitiva estava em andamento, que deverá ser publicada nos próximos dias e que não há a previsão da renovação do contrato emergencial vigente e nem fatos novos que o justifiquem. Fatos novos não deve e nem pode ser falta de tempo ou de planejamento. Entramos na contagem regressiva dos últimos 100 dias do contrato emergencial e é necessário, neste momento de pandemia, onde a Saúde pública clama por atenção especial, um redobrado cuidado, visto que os funcionários estão cansados de incertezas e terão novamente, na sua maioria, passar um novo trâmite de encerrar um contrato e iniciar outro.