Trem Republicado

Brasil atingirá, em 60 dias, a liderança mundial por mortes diárias

Fiocruz aponta que 18 estados mais o Distrito Federal estão com taxas de ocupação de UTI"s acima de 80%, nível considerado crítico pela instituição. Oito deles estão com taxas acima de 90%.

Por Wellington Caposi em 28/06/2021 às 16:12:11

Análises apontam que em meados de junho o Brasil já pode ter ultrapassado a marca de 600 mil mortes por casos confirmados ou suspeitos de Covid-19. Cerca de 100 mil a mais que os dados oficiais do Ministério da Saúde. Essa diferença está ocorrendo por causa da demora para inserir dados dos óbitos no sistema nacional. A correção desse atraso permite, portanto, "prever o agora" (nowcasting) e ter uma imagem menos distorcida da real situação atual do país. Oficialmente, perto de 515 mil pessoas morreram da doença no país, atrás apenas dos Estados Unidos, com mais de 600 mil mortes. Mas a tendência é que o Brasil ultrapasse os EUA nos próximos dois meses, mesmo porque o país norte-americano está conseguido controlar o avanço da pandemia e ampliando cada vez mais a vacinação de sua população.


E a situação vem piorando nas últimas semanas. Diversos estados estão com suas UTI"s lotadas e há filas crescentes por vagas. O número de óbitos tem crescido na maioria dessas localidades, principalmente entre pessoas com menos de 60 anos. A última vez que o país havia registrado média de mais de duas mil mortes por dia foi no início de maio, quando a pandemia recuava em território nacional. A tendência de queda começou em abril, quando o país bateu recorde de 3.068 mortes num só dia, e essa tendência durou até a primeira semana de junho. Desde então a pandemia voltou a avançar no país.


Além disso, a instituição ressalta que, para além da vacinação dos mais velhos, os números absolutos de internação e morte dos mais jovens têm crescido ao redor do país. "Possivelmente o cenário atual de rejuvenescimento prosseguirá e poderá perpetuar um cenário obscuro de óbitos altos até que este grupo etário esteja devidamente coberto pela vacina", informou a instituição. A proporção de mortes por Covid-19 daqueles com idade acima de 90 anos caiu 70%; por outro lado, cresceu 189% entre pessoas de 20 a 29 anos. Enquanto a vacinação não chega ao patamar ideal, a Fiocruz ressalta a importância de medidas como uso de máscaras profissionais (N95 ou PFF2); evitar espaços fechados e manter o distanciamento social sempre que possível.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003