Trem Republicado

Quentão, uma bebida tradicionalmente caipira

O quentão tradicional é feito com cachaça, açúcar e especiarias trazidas da Ásia pelos portugueses no período de colonização: a canela veio do Sri Lanka, o cravo-da-índia veio da Indonésia e o gengibre, da China.

Por Wellington Caposi em 25/06/2021 às 22:09:04

Estamos no mês de Junho e para animar as festas juninas - que nesta pandemia é dentro de casa - uma bebida tradicionalmente caipira! E para não fugir da tradição, toda festa caipira que se preze tem quitutes, quadrilha, milho verde e, claro, o QUENTÃO. Aproveitando que junho sempre vem acompanhado de um friozinho gostoso vamos contar um pouquinho da história do quentão. Não existe consenso sobre a origem do quentão, mas há quem diga que a bebida foi criada no interior de Minas Gerais e São Paulo, quando a população resolveu adicionar especiarias à cachaça para aquecer o corpo durante as festividades comemorativas dos três Santos de junho: Santo Antônio, São Pedro e São João. Inclusive, o nome "quentão", de acordo com Amadeu Amaral, folclorista e autor de "O dialeto caipira", é de origem caipira. Outros estudiosos da bebida ligam sua origem ao ciclo da cana-de-açúcar, ainda nos primeiros anos de colonização. O certo é que a produção canavieira e a dificuldade de acesso à outras bebidas destiladas permitiu a criação de uma bebida saborosa e tipicamente brasileira.

A COMBINAÇÃO DE SABORES INTENSOS

Por causa da imigração européia em meados do século XX, o vinho quente também ficou conhecido como quentão, principalmente na região sul do Brasil. No entanto, o quentão tradicional é feito com cachaça, açúcar e especiarias trazidas da Ásia pelos portugueses no período de colonização: a canela veio do Sri Lanka, o cravo-da-índia veio da Indonésia e o gengibre, da China. Existem algumas variações da receita de acordo com a região e a época. Algumas pessoas adicionam lascas de laranja e limão para acentuar o aroma, enquanto outros acrescentam frutas picadas, como no vinho quente. Nos dois casos, o sabor da cachaça não é prejudicado.

A MATÉRIA-PRIMA DE QUALIDADE

Com ou sem invencionices, o fato é que a cachaça é a grande protagonista do quentão, por isso, nem pense em preparar a bebida utilizando um produto de baixa qualidade. O ideal é a utilização de uma cachaça de boa procedência, preferencialmente de alambique, e a mais envelhecida possível. Lembrando que, mesmo no caso do uso de uma boa cachaça, é melhor não exagerar no consumo do quentão, não apenas pelo álcool, mas por causa das calorias acrescidas: um copo de 60ml da bebida pode chegar a 120 calorias.


OS INGREDIENTES E SEU PREPARO

Chega de falar e vamos ao que interessa. Confira a receita tradicional do quentão que aquece as festas juninas:

INGREDIENTES

600 ml de cachaça; 600 ml de água; 1/2 quilo de açúcar refinado; 100 gramas de gengibre em lascas; 2 pedaços de canela em pau e oito cravos da Índia.

PREPARO

Em uma panela, coloque o açúcar refinado para derreter até que ele forme um caramelo e acrescente as especiarias. Mexa um pouco e, quando o açúcar estiver todo derretido, acrescente a água, deixando ferver por 30 minutos. Em seguida, acrescente a cachaça, deixe ferver mais 10 minutos e desligue a panela. O ideal é que o quentão descanse por pelo menos 30 minutos antes de ser servido.

A MANEIRA DE SERVIR E ALGUMAS DICAS IMPORTANTES

Para servir, o ideal é que os pedaços estejam separados do quentão. Utilize um funil e peneira ou filtro de café para isso. Essa receita pode ser aumentada ou reduzida, de acordo com o seu gosto. Mas sempre mantenha a proporção entre a quantidade de cachaça e de água utilizada para que o sabor do quentão fique equilibrado e não resulte em uma bebida muito forte ou sem sabor!

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003