Trem Republicado

LIMITES DA LIBERDADE DE IMPRENSA por Claudiney Bravo

Nenhuma democracia sobrevive sem uma imprensa livre e nenhuma ditadura sobrevive a uma imprensa livre.

Por Wellington Caposi em 18/06/2021 às 10:16:35

O Código de Ética dos Jornalistas complementa que é dever do jornalista divulgar informações precisas e corretas, além de todos os fatos que sejam de interesse público. E a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante o direito de "procurar, receber e transmitir informações por quaisquer meios". O jornalismo é imprescindível para que haja, de fato, democracia, porque somente cidadãos e cidadãs bem informados podem constituir juízo sobre as questões relevantes da sociedade e, assim, exercer plenamente sua cidadania.

Cá na terrinha não existe uma cultura muito enraizada na sociedade em defesa da liberdade de imprensa. Não só a administração pública, mas também a iniciativa privada, que sob a ótica de seus gestores, geralmente estranham a revelação de informações que não são de seus interesses. O CONSÓRCIO DE IMPRENSA DE SALTO criado recentemente por quatro veículos da cidade - Taperá, Primeira Feira, Portal Terra Tavares e Blog do Nelson Lisboa - tem o objetivo de começar a mudar essa cultura. Se considerarmos as redes sociais desses quatro veículos, atingiremos perto de um milhão de acessos conjuntamente.

Uma imprensa séria fornece as informações, os fatos, as verdades necessárias para que o público tire suas próprias conclusões e se autogoverne. Temas como o publicado no TERRATAVARES (https://url.gratis/2KLjY0) vem a mostrar que certos temas serão tratados em conjunto por esses quatro veículos. Tanto na investigação, quanto na publicação. Serão reportagens fortes e com conteúdo intenso e verdadeiro, sejam elas oriundas da iniciativa privada ou do poder público. Doa a quem doer. A principal função do jornalismo é agir em prol da sociedade, tendo como seu compromisso único o interesse público. Cabe aos jornalistas, livres das amarras do poder, ser a voz dos "sem voz", de denunciar irregularidades e injustiças. De buscar aquilo que nem sempre está às claras e, para isso, será necessário investigar.

"O jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que seja publicado", diz uma frase atribuída ao escritor inglês George Orwell. Costumeiramente a liberdade de imprensa é ameaçada por "atores" que não querem que uma informação jornalística seja difundida. Ou por interesses pessoais, ou também por interesses de grupos políticos ou privados, prevalecendo certos assuntos ocultos sobre o interesse de toda uma sociedade. Sem essa liberdade em contrariar interesses, seja de pessoas importantes, de empresas ou de governantes, o jornalista não conseguirá exercer essa parte da sua função profissional. Essa cultura tem e deve necessariamente mudar.

Segue o enterro!

___________________________________

CLAUDINEY BRAVO é editor adjunto do Portal TERRATAVERES, designer gráfico, produtor de eventos culturais e provocador político.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003