Trem Republicado

Fiscalização rigorosa para cumprimento do Plano SP será realizada em Indaiatuba nesta semana

As ações foram definidas pela prefeitura devido a piora nos índices de avanço do Covif-19.

Por Wellington Caposi em 03/06/2021 às 13:03:54

O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, realizou nesta terça-feira, 1º, uma live nas redes sociais da Prefeitura para anunciar que medidas mais enérgicas no controle da pandemia serão aplicadas. Essas ações foram definidas após reunião com os prefeitos da Região Metropolitana de Campinas e com o Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção ao Covid -19 devido a piora nos índices de avanço do coronavírus. As equipes da Guarda Civil, Taxas e Posturas, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária, a Prefeitura de Indaiatuba irão intensificar a fiscalização para o cumprimento do Plano SP, que prevê a ocupação de 40% nos estabelecimentos comerciais e o fechamento de bares, restaurantes, lanchonetes e lojas de conveniência às 21h. O início das aulas municipais presenciais também foram adiadas para 2 de agosto. O Hospital Dia funcionará das 7h às 17h, até no domingo, 6, para atendimento clínico em geral e demandas de sintomas gripais leves.

"Estamos passando por um momento muito sério e crítico, que requer preocupação e cuidado por parte de todos nós. Infelizmente estamos nos aproximando de um colapso na saúde pública e privada em toda região, causada pela irresponsabilidade de alguns que continuaram fazendo festas, aglomerações, ignorando que estamos vivendo uma pandemia", disse Gaspar. "Nossas equipes atuarão de forma muito firme e seremos mais enérgicos com relação a festas clandestinas, horário de fechamento de bares e aglomerações nos espaços públicos. Não vamos admitir esse tipo de atitude irresponsável que contribui muito para a disseminação da doença no nosso município, prejudicando toda a população. Peço mais uma vez a ajuda e colaboração de todos para vencer essa fase extremamente difícil para todos nós. Protejam-se, não aglomerem e usem máscara", completou o prefeito.


A secretária municipal da Saúde, Graziela Garcia, informou que estamos no pior momento já vivido desde o início da pandemia. "Todos os leitos de UTI para a doença no município estão com ocupação de 100%, inclusive os contratados externos e os da rede particular. Fazendo uma comparação no mês de maio de 2020 com 2021, houve um aumento de 92% em casos positivos confirmados, estamos com 60% mais óbitos e um crescimento de 78% no número de internados", enfatizou Graziela. A secretária ainda orientou que em casos de sintomas gripais as pessoas devem acessar primeiramente o teleatendimento. "Vamos colocar mais médicos para reduzir o tempo de espera no Telemedicina e pedimos que essa seja a primeira opção de atendimento que a pessoa procure. Nesse atendimento o paciente receberá todas as orientações, inclusive a receita e atestado quando necessário", explicou a secretária.

Também participaram da transmissão ao vivo a secretária de Relações Institucionais e Comunicação, Drª Graziela Milani e o secretário municipal da Educação, Heleno da Silva Luiz Junior.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003