Trem Republicado

Sindicância apura possível desvio de valores na folha de pagamento da Prefeitura de Itu

Ação estaria sendo praticada por servidores públicos desde 2011.

Por Wellington Caposi em 27/05/2021 às 10:25:54

Foi instaurada na última sexta-feira, 21, uma sindicância para analisar a conduta de três servidores ligados ao departamento de Recursos Humanos da prefeitura de Itu, após um relatório da tesouraria indicando possíveis desvios na folha de pagamento dos servidores bem como supostas adulterações de documentos do mesmo departamento. Após tomar conhecimento do relatório, imediatamente a Secretaria Municipal de Administração instruiu a abertura de uma sindicância para apurar responsabilidades pelos fatos ocorridos.

"Sempre prezamos pela transparência e queremos, com essa auditoria, garantir que todas as ações sejam fiscalizadas. Também temos a expectativa que a partir desta avaliação seja possível ampliar a reforma administrativa", declarou o Secretário Municipal de Administração Lucas Cardoso.

A Prefeitura de Itu conta com mais de 4.500 servidores, havendo folhas de vencimentos, férias, demissões, exonerações, etc., todas sob responsabilidade de confecção e checagem da Diretoria de Gestão Pessoal. De acordo com o relatório inicial, a suposta fraude era realizada a partir da geração de arquivos em valores superiores àqueles constantes dos holerites, induzindo o setor de Contabilidade ao erro. Em apuração inicial destacou-se que essas ações ocorrem já há 10 anos e envolvem servidores responsáveis pela conferência final das informações para fechamento de folha de pagamento, bem como os responsáveis pelo Departamento de Pessoal da prefeitura.

"Assim como sempre agimos com austeridade em relação a qualquer tipo de iniciativa irregular dentro da Prefeitura de Itu seguiremos com essa conduta até que todos os fatos sejam apurados. Estamos comprometidos a agir sempre com transparência e seriedade na gestão do orçamento e dos recursos humanos da municipalidade e, caso comprovado, os envolvidos irão responder por seus atos perante a Justiça, bem como serão

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003