Trem Republicado

Museu de Salto traz exposição "A evolução dos meios de comunicação"

Exposição faz parte das comemorações dos 30 anos do Museu Cidade de Salto "Ettore Liberalesso"

Por Wellington Caposi em 17/05/2021 às 15:30:51

Em dezembro de 2021 o Museu Cidade de Salto "Ettore Liberalesso" vai completar 30 anos de fundação. Para comemorar esse evento, a Secretaria da Cultura da Estância Turística de Salto realiza uma série de exposições temporárias, de maio a dezembro, que valorizam o patrimônio histórico da cidade. A primeira delas já teve início e conta com um panorama sobre a evolução dos meios de comunicação, permitindo que os visitantes conheçam objetos interessantes e curiosos. Um marco na tecnologia e comunicação em Salto foi a instalação de uma agência da Cia. Telefônica Paulista em 1911, que só começou a funcionar efetivamente em fins de 1912. A agência ficava na então Rua 7 de Setembro, atual Rua Monsenhor Couto. A cidade tinha apenas 75 aparelhos de parede à manivela, sendo na época alguns dos mais requisitados o n° 6, da Prefeitura; n° 21 e 26 do sr. Luiz Milanez; n° 29, da York; n° 33 da Estação da Sorocabana e n° 59 da Brasital.

"Em 1959 houve uma ampliação da rede e os aparelhos atingiram 360 unidades, mas ainda funcionavam à manivela. Para fazer uma ligação era necessário solicitar o auxílio de uma telefonista e ela transferia a ligação. Esse processo poderia durar muitas horas, principalmente as chamadas interurbanas, sem contar o incômodo dos ruídos. Finalmente os telefones automáticos foram instalados em 1973, com a presença do Ministro das Telecomunicações e em 1997 foi inaugurado um Posto de Atendimento da Telesp, na Rua 9 de Julho, com 10 telefones públicos", explicou o secretário municipal Oséas Singh Jr., que completou "O dia 17 de maio é o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação pela ONU".

O objetivo dessa exposição é conscientizar sobre as possibilidades que o uso da Internet e outras tecnologias da informação e comunicação podem trazer para as sociedades e economias, bem como sobre as formas de reduzir a exclusão digital".

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003