Trem Republicado

Falta de chuvas prevê colapso no abastecimento de água em Salto

A previsão é de muito pouca chuva nos próximos 120 dias. Com isso, a estiagem deve ser pior do que 2014. Nos primeiros quatro meses de 2021, choveu 34% a menos que nos anos anteriores.

Por Wellington Caposi em 16/05/2021 às 08:17:19

Nesses quatro primeiros meses de 2021, o índice pluviométrico (volume de chuvas) aqui em Salto ficou muito abaixo da média histórica de 610 mm, com um resultado de 401 mm, ou seja, choveu 34% a menos que nos anos anteriores. O número é inferior ao de 2014 quando foi registrada a maior estiagem no estado de São Paulo com precipitação de 446,5 mm no mesmo período. Os mananciais que já sofreram com a seca do ano passado, ainda não conseguiram se recuperar. Alie-se a esses dados o desmatamento irresponsável da mata ciliar dos corpos hídricos que abastecem nossa cidade.

Segundo previsão climatológica divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os meses de maio, junho, julho e agosto têm cerca de 70% de chuvas abaixo da normalidade histórica, com uma soma de 190 mm. Isso vai demonstrar que 2021 será um ano com uma das piores estiagens já enfrentadas, ainda sob a influência do "La Niña".

O Consórcio Intermunicipal dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí têm alertado sobre a escassez de chuvas, a baixa recuperação dos mananciais em toda a região e também a necessária importância da conscientização da população quanto ao uso consciente da água. O prefeito de Salto, Laerte Sonsin Jr., também afirmou em live nas redes sociais, que a situação das duas principais barragens para captação de água na cidade são preocupantes. Segundo ele, tanto a do ribeirão Piraí quanto a do ribeirão Buru, estariam com níveis de água abaixo do normal. Contribui para essa anormalidade, a linha de adução da Fazenda Conceição que está obsoleta, o açude assoreado e não chega uma gota de água sequer à Estação de Tratamento de Água Bela Vista.

"Vivemos uma época de frio onde o consumo de água é menor, só que por outro lado, temos o problema da estiagem. Isso está provocando a redução do nível de água nas barragens do ribeirão Pirai. O nível da barragem está baixo e nem atinge o topo da barragem, o que seria natural nessa época do ano", destacou Laerte. "Existe uma preocupação por conta desse período sem chuvas e isso provocou uma redução em nossa capacidade de captação", completou: "Precisamos continuar com as medidas de combate ao desperdício. Evitar varrer a rua com mangueira, evitar lavar o carro de forma desnecessária, não deixar a torneira aberta, enfim, tudo aquilo que estamos cansados de saber. Precisamos promover medidas que vão reduzir o consumo de água".

Média dos últimos anos mostra um máximo de 15 dias com chuvas fracas, espaçados nos próximos 120 dias.

O superintendente do Saae Salto (Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Salto), Ernivam Balieiro, afirma que "a autarquia está tomando todas as precauções ao alcance e necessárias para enfrentar a estiagem, mas é preciso que a população também faça a sua parte. O uso consciente da água nesses períodos é de extrema importância. Continuamos a executar investimentos para melhorar e ampliar nossos serviços de forma constante, mas o apoio de cada cidadão também é importante neste momento", comentou ele.

Ações simples adotadas no dia-a-dia que contribuem para o uso racional da água:

Campanhas para a economia estão sendo feitas por todos, e, por isso, separamos as melhores dicas para reduzir o consumo de água e tentar diminuir (e a sua conta também!). Afinal, não se trata apenas de um gasto: água tratada é um recurso hídrico cada vez mais escasso, e quanto mais hábitos de redução você já tiver adotado, mais fácil será para você e o planeta. Confira essas 10 dicas:

1. Tome banhos mais curtos
Se cada cidadão de nossa cidade reduzir em cinco minutos o tempo de banho diário, daria para economizar 324 milhões de litros de água por mês.

2. Feche o chuveiro sempre que possível
Além de demorar menos tempo no banho, evite deixar o chuveiro aberto enquanto se ensaboa e ligue-o apenas quando for se enxaguar. Assim, o consumo cai de uma média de 135 litros para 48 litros a cada banho.

3. Mantenha a torneira fechada
Ao escovar os dentes, lavar o rosto ou as mãos, mantenha a torneira fechada. A economia é de 12 litros em casas a 80 litros em apartamentos. Fique atento também se a torneira não continua pingando água mesmo quando fechada. No período de um ano, ao menos 16 mil litros de água limpa são desperdiçados apenas pelo mau fechamento das torneiras.

4. Cuidado com os vazamentos
Por mês, 96 mil litros de água potável são desperdiçados por um buraco de dois milímetros em um cano. A quantidade de um dia é capaz de lavar todas as roupas em uma só lavagem na máquina de lavar.

5. Use a descarga com consciência
Se pressionada por seis segundos, cada descarga do vaso sanitário consome entre 6 e 10 litros de água. Utilize-a somente quando houver necessidade e não jogue lixo no vaso sanitário.

6. Limpe antes de lavar
Muitas pessoas exageram no consumo de água na hora de lavar louça, seja por deixar a torneira aberta ou porque a louça está muito suja. Para evitar, retire o excesso de sujeira dos pratos, copos, talheres e panelas a seco, antes de abrir a torneira e mantenha-a fechada. Com a máquina de lavar louças, tenha atenção para liga-la apenas quando estiver cheia.

7. Lave a roupa com menos frequência e mais atenção
Ligue a máquina de lavar roupas apenas quando ela estiver completamente cheia; o consumo de uma máquina de cinco litros é de 135 litros a cada uso. Você também pode deixar a roupa acumular e lavar tudo de uma só vez.

8. Não utilize a mangueira
Seja para lavar o carro ou regar as plantas, não utilize a mangueira: se usada por 15 minutos, ela consome 180 litros de água. Para lavar o carro, prefira um pano úmido e balde e, para regar, um regador.

9. Use a vassoura para limpar a calçada
Não utilize a mangueira para lavar a calçada; além de desnecessário, o consumo de água é grande. Prefira uma vassoura ou água de reuso.

10. Atente-se à caixa d"água
Não deixe a caixa transbordar e mantenha-a sempre fechada para evitar a evaporação. Junto do consumo moderado, as chances dela durar mais tempo são maiores.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003