Trem Republicado

Coral Vozes de Itu está celebrando 56 anos de atividades ininterruptas

Em 2 de maio, na abertura ddas festividades do cinquentenário do Vozes de Itu, apresentará trechos do "Mês de Maria", de Elias Álvares Lobo.

Por Wellington Caposi em 28/04/2021 às 08:40:36

O grupo teve início em maio de 1965, ensaiando em uma das salas do Convento do Carmo e realizou seu primeiro concerto em 20 de outubro daquele ano. Nos primeiros tempos dedicou-se à música folclórica brasileira, sacra e lírica, inclusive participando da montagem da ópera I Pagliacci. Desde 1995 o Coral Vozes de Itu também se dedica à recuperação e apresentação de obras de compositores ituanos e participa de atividades religiosas, montagem de performances como saraus e a Folia do Divino Espírito Santo. Em 2005 criou o espetáculo "Raízes da Terra Paulista", para valorizar a cultura regional, apresentada pela primeira vez no SESC Pompéia, em São Paulo, no lançamento da coleção Terra Paulista Jovens.

Em 2017, durante o Festival de Artes de Itu, apresentou "Peregrinos" uma performance narrando a vida de Inácio de Loyola em diálogo com música medieval espanhola. Em 25 de janeiro de 2020 obra do padre Jesuíno do Monte Carmelo no Museu de Arte Sacra de São Paulo durante a abertura da mostra com as obras de pintura do padre artista. O grupo hoje é o único a se dedicar ao repertório histórico ituano. Mantido pela Associação Cultural Vozes de Itu, o coral interrompeu ensaios e encontros presenciais, mas não os projetos e o contato com os cantores. Manteve o trabalho de recuperação de obras musicais em parceria com o Museu da Música - Itu e por isso pôde retornar aos ensaios em setembro do ano passado com um grupo reduzido que se reúne semanalmente com medidas de proteção e tem realizado concertos e participações em cerimônias religiosas utilizando máscara e distanciamento físico.

Durante a missa do próximo dia 2 de maio, na abertura do cinquentenário do Vozes de Itu, apresentará trechos do "Mês de Maria", de Elias Álvares Lobo, cujas peças representam a singela feição da tradicional música paulista e foram recuperadas pelo Museu da Música em 2014 .

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003