Trem Republicado

Equipe do TERRATAVARES sofre tentativa de intimidação

O secretario afirmou que a imprensa não tem relatado o quão tem sido difĂ­cil o dia a dia do atual governo e sĂł querem saber de picuinhas. Dar publicidade a essas dificuldades, Ă© um papel do prĂłprio governo não da imprensa..

Por Editoria. em 20/04/2021 às 12:38:20

No próximo 3 de maio, comemora-se o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Um dia em que organizações não governamentais aproveitam para chamar a atenção para as ameaças sobre o direito a uma informação independente, plural e transparente. Vale a pena ressaltar que governos devem ser afeitos à transparĂȘncia no trato com as informações.

Nesta segunda-feira, 19, estivemos no Paço Municipal da Abadia de São Norberto, para uma entrevista, anteriormente agendada. Muito bem recebidos pela assessora de Imprensa, Karina Camargo nos dirigimos ao gabinete do prefeito Laerte Sonsin Jr., que elegantemente e solicito nos respondeu a todos os questionamentos feitos. Sem nenhum stress ou atrito, o bate papo ocorreu dentro de um clima amistoso e de respeito mĂștuo.

Ao terminarmos, descendo as escadas do anexo ao gabinete, fomos abordados pelo secretĂĄrio municipal de Governo, que em tom assertivo e grosseiro, nos inquiriu sobre o teor de um questionamento feito pelo TERRA TAVARES sobre um servidor, agora lotado em sua secretaria.

Primeiramente sobre o porquĂȘ do questionamento? Vale a pena aqui falar que um questionamento não é pĂșblico e sim um simples documento solicitando informações que podem ser ou não fornecidas pelo questionado. Dependendo dos argumentos apresentados simplesmente arquivaremos a resposta. Isso foi solicitado dias antes - por e-mail - via Assessoria de Imprensa, conforme sempre o fazemos com todas as secretarias e autarquias do governo.

Visivelmente irritado, o secretĂĄrio também queria depois saber quem era o informante que nos repassou tais informações? Queria a punição da fonte que nos repassou a informação. Nesse ponto ficou nĂ­tida a impressão - para nós da imprensa - que o sintoma é pandĂȘmico. Vai e volta ao sabor de tempos e lugares, principalmente quando os tempos se tornam sombrios.

Os dois editores do TERRATAVARES relembraram ao SecretĂĄrio que a fonte nunca seria revelada, até por ser funcionĂĄrio pĂșblico e este não sofrer retaliações. Ainda em tom afirmativo, questionou que a imprensa não tem relatado o quão tem sido difĂ­cil o dia a dia do atual governo e só querem saber de picuinhas. Neste ponto destacamos que para uma imprensa, a dificuldade que se diz ter ao assumir uma prefeitura não é de nossa competĂȘncia. Dar publicidade a esta dificuldade, é um papel do próprio governo. A imprensa relatando se as ações chegam do executivo são assertivas junto a sociedade, ela não faz e não deve fazer publicidade institucional de governo, seja de direita ou esquerda.

Um gestor que chefia a secretaria de Governo e faz a interlocução polĂ­tica do governo deveria saber, ao menos, que o sigilo da fonte jornalĂ­stica é uma garantia prevista constitucionalmente no art. 5Âș, inciso XIV, in fine, da Constituição Federal.

Também sabemos que a culpa pelos desmandos e mazelas que ocorreram no passado e ainda poderão ocorrer no futuro, quase sempre recai sobre a imprensa. É como se um vĂ­rus sobrevivesse latente no senso comum e se manifestasse vez ou outra, sempre através dos veĂ­culos jornalĂ­sticos. Não foi preciso ir tão longe para notar isso.

Sabemos ainda que é da Ă­ndole do ser humano sempre atribuir a outrem a culpa por suas desventuras e seus infortĂșnios. Porém, a missão de um jornalista - aqui se posiciona o TERRATAVARES como veĂ­culo de informação - é e sempre serĂĄ vigiar quem ocupa o poder. Afinal, como dizia Albert Camus, "uma imprensa livre pode ser boa ou ruim, mas certamente sem a simples liberdade de questionar ou de divulgar, a IMPRENSA SERÁ SEMPRE RUIM".

Não é difĂ­cil então concluir, em regra, que governantes e polĂ­ticos não toleram o princĂ­pio constitucional da transparĂȘncia e, por óbvio, a imprensa sempre irĂĄ e vai incomodar, porque sua atuação implica em dar luz a fatos e circunstĂąncias muitas vezes obscuros aos olhos da população.

Comunicar erro
Fale conosco

ComentĂĄrios

TT003