Trem Republicado

Vereadores não poupam e criticam gestão da Saúde em Salto. Lista de vacinados é chamada de "porcaria"

Durante a sessão virtual realizada na terça, 13, os vereadores - da base e oposição - repercutiram temas ligados a Saúde pública, com duras críticas ao secretário Fábio Sartório, responsável pela pasta.

Por Wellington Caposi em 16/04/2021 às 11:11:47

O vereador Kiel, que iniciou as falas na tribuna, destacou estranhar a ausência do secretário durante a discussão junto ao IBDAH em busca de informações dos salários dos funcionários da antiga gestora do hospital municipal, durante protesto realizado na última quinta, dia 8. "Quer fazer aqui uma pergunta, mas de forma bem explícita: onde é que estava o secretário da saúde quando estavam fazendo a transição do hospital? ", questionou o vereador e foi além, "onde é que estava o secretario quando uma criança internou com apendicite e essa criança foi dispensada mandada embora com remédio e depois voltou com a apendicite estourada e teve de ser internada e fazer cirurgia em Sorocaba. Onde é que está o Secretário da Saúde?!

Na sequência o vereador Vinícius Saudino também comentou o tema. "Todos os dias temos relatos de pessoas que estão furando fila da vacinação e o secretário tem de explicar nesta casa".

"No dia da manifestação eu queria falar com o diretor do IBDAH, e o Fábio passou por mim e perguntou se eu ia falar com o diretor e me desejou boa sorte. O secretario precisa dar uma andada, ir nos postos, parece que ele está perdido. Senão dá, pede para sair, não tem o que fazer", acrescentou o vereador Fábio Jorge.

Cícero Landim afirmou que estranhou a ausência do secretário Fábio, no momento da reunião com os funcionários. "Estavam quase todos os vereadores, prefeito e vice, e ele não. Eu só sei que não é correto a ausência".

LISTA DE VACINAÇÃO

Fábio Jorge foi o primeiro a reclamar da lista divulgada pela prefeitura com os dados da vacinação em Salto, "a lista que ele divulgou para mim é tirar sarro da população saltense. Não tem pé, nem cabeça. Uma falta de respeito tremenda do Prefeito. Não sei se ele está com medo ou o que. Como vamos fiscalizar senão tem dados. É um desrespeito tremendo com a cidade saltense. Eu não entendo o porquê desse medo de divulgar a lista de vacinação e fico confuso. Está parecendo que quer esconder alguma coisa. A lista é uma porcaria".

O autor do projeto Daniel Bertani também destacou este assunto. "A lista era o mínimo que a prefeitura devia fazer. Essa lista que eles divulgaram é uma vergonha. Quem fez isso tem de mandar embora. É chamar a população de burra e os vereadores de burro. Não divulgasse nada então, não aquela porcaria. Este vereador vai sim recorrer ao Ministério Público para a gente ver realmente a lista. Outras cidades já fizeram e está dando super certo".

Na mesma toada o líder do governo Márcio Conrado, "realmente a prefeitura pecou muito. A promessa era que a lista viria e nem precisaria de lei. Agora é uma ação já judicializada, e teremos de cumprir o que a justiça determinar"

Antonio Cordeiro ressaltou em sua fala que é um péssimo exemplo o que a administração está fazendo. "A gente se desdobra para aprovar rapidamente, o prefeito fala que não precisa de lei. Daí não divulga a lista, veta uma parte e quando divulga, ela é vergonhosa".


O presidente da Câmara, Cícero Landim destacou que o prefeito Laerte buscou na Justiça a manutenção do veto para a não divulgação dos dados do CPF na lista de vacinados. "Eu acho que foi de maneira equivocada. A liminar é uma decisão precária e que pode ser combatida a qualquer momento. Tão logo tomamos conhecimento do ato equivocado do prefeito e não caberia outra medida senão combater esta liminar. Nossos dois advogados já estão cuidando disso. Esta presidência toda vez que for afrontada pelo executivo vai exercer seu direito de combater estas anomalias"


Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003