Trem Republicado

Variante de Manaus da Covid-19 é detectada em Salto

A descoberta da variante de Manaus mostra que ela está circulando na cidade. Não é o momento de relaxar com as medidas de segurança, como usar máscara, lavar as mãos ou usar álcool em gel e manter o distanciamento social. Essa variante pode reinfectar quem já teve a doença.

Por Wellington Caposi em 09/04/2021 às 10:14:43

A descoberta da variante de Manaus mostra que ela está circulando na cidade. não é o momento de relaxar com as medidas de segurança, como usar máscara, lavar as mãos ou usar álcool em gel e manter o distanciamento social. Essa variante pode reinfectar quem já teve a doença.

A chamada de P.1, variante de Manaus da SARS-CoV-2, foi detectada em amostras das cidades de Porto Feliz, Salto, Sorocaba e Tietê. Cada cidade teve a confirmação da variante em um paciente. "A confirmação de novas variantes não deve ser confundida com diagnóstico, nem pode ser considerada de forma isolada. Trata-se de um instrumento de vigilância que contribui para o monitoramento da pandemia de Covid-19", alerta a SES estadual.

A Prefeitura de Salto informou que foram identificadas variantes em dois residentes de Salto, ambos do sexo masculino, que vieram a óbito. A Secretaria Municipal da Saúde e a Vigilância Epidemiológica fizeram os bloqueios necessários e estão investigando o histórico de deslocamento dos citados casos e de pessoas próximas, para tentar identificar a origem da contaminação, bem como demais providências.

Isso significa que a variante de Manaus está circulando na cidade. Há indícios de que talvez essa variante seja mais agressiva do que a cepa original mas, por enquanto, não há comprovação científica. Segundo o professor Fernando Bellíssimo Rodrigues, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, que coordena as pesquisas de rastreamento do SARS-CoV-2, essa variante já estava circulando no etado, portanto, era esperado que também chegasse a nossa cidade.

Ainda segundo o Estado, há a confirmação da variante B.1.1.7 (Reino Unido) na Capital (5 casos); Peruíbe (1); Jacareí (1); Guarulhos (1); e Bauru (1). Por fim, ainda há uma confirmação de B.1.351, parecida com a sul-africana, é que a que foi confirmada em Sorocaba no último dia 31. O caso é de uma paciente de 34 anos, da zona norte de Sorocaba. Ela já se recuperou e atualmente o sequenciamento genético de amostras do filho dela está sendo realizado. Ele também foi infectado pelo coronavírus.

O TERRAVARES questionou a prefeitura de Salto quais foram as medidas adotadas após a confirmação das variantes e se houve mudança em algum protocolo da cidade em função da situação.

Processo

Segundo o Estado, a confirmação de variantes ocorre por meio de sequenciamentos genéticos realizados por laboratórios como o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. "Soma-se a isso o trabalho de Vigilância Epidemiológica para investigação dos casos, como históricos de viagens e contatos. Esta identificação contribui para as estratégias de vigilância, não sendo necessário do ponto de vista técnico e científico sequenciamentos individualizados uma vez confirmada a circulação local da variante", lembra. "Até o momento, não há comprovações científicas sobre os impactos destas variantes e pesquisadores em todo o mundo estudam o comportamento da pandemia e as mutações do vírus (SARS-CoV-2)", acrescenta. Assim, as mesmas medidas já conhecidas pela população seguem cruciais para combater a pandemia do coronavírus", incluindo uso de máscara, que é obrigatório em São Paulo, a higienização das mãos (com água e sabão ou álcool em gel), o distanciamento social e a vacinação contra Covid-19. Por fim, a vacinação deverá ocorrer respeitando o cronograma e os públicos-alvo vigentes, conforme estabelecido pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações) e pelo PEI (Plano Estadual de Imunização) do Governo de São Paulo.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003