Trem Republicado

Conheça o calend√°rio completo do Enem 2024

O Instituto Nacional dos Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou o calendário completo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Por Wellington Caposi em 14/05/2024 às 09:22:43
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

O Instituto Nacional dos Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou o calendário completo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições para um dos processos seletivos mais importantes do país serão realizadas entre 27 de maio e 3 de junho no site do INEP

As provas do Enem 2024 vão acontecer nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia serão cobradas questões de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. Na segunda etapa será a vez de Matemática e Ciências da Natureza.

O coordenador do Ensino Médio do Colégio Marista Santa Maria, Sandro Coelho, alerta que a preparação deve começar desde o início do ano. “O Enem requer uma estratégia de estudo abrangente, incluindo a capacidade de contextualizar informações. Por isso, incentivamos nossos alunos a estudar e refletir criticamente sobre os fatos, tanto dentro quanto fora da sala de aula”, pondera.

Nota do Enem

A nota alcançada nas provas pode ser usada de diversas formas. Seja em programas como o Sisu, Prouni ou Fies. Para quem almeja uma universidade pública, o caminho é o Sisu. Já com o Prouni é possível concorrer a uma bolsa de estudos de 50% até 100% em instituições privadas. O Fies é um sistema de financiamento do valor do curso que também é acessado por meio do Enem. Além disso, é possível tentar vagas no exterior, como em Portugal e outros países, por exemplo. Na opinião da diretora do Marista Escola Social Irmão Lourenço, Andreia Aparecida Castro, o período do ENEM promove reflexões importantes na vida dos jovens. “Para muito além das profissões, o exame ajuda o aluno a interpretar questões fundamentais da sociedade e do país e acessar programas que auxiliam a sua formação e desenvolvimento, e todo esse movimento contribui para seu projeto de vida”, avalia, a unidade atende gratuitamente crianças e adolescentes na Zona Leste de São Paulo.

Com informações: Assessoria/pg1 comunicação

Foto: Divulgação

Comunicar erro
Fale conosco

Coment√°rios

TT003