Trem Republicado

Desafios do turismo em Salto: além das Obras, a necessidade de uma visão estratégica

Salto enfrenta desafios no turismo ao priorizar obras pontuais em detrimento de uma abordagem estratégica, evidenciado pela desconexão entre as expectativas turísticas e a entrega real dos atrativos.

Por Tom Luiz em 29/01/2024 às 10:02:21
Rua do Porto em Piracicaba inspira o Boulevard da Barra em Salto

Rua do Porto em Piracicaba inspira o Boulevard da Barra em Salto

Em meio a uma série de obras e reformas, a cidade de Salto enfrenta desafios significativos no desenvolvimento de seu setor turístico. O Parque Rocha Mountonneé, por exemplo, passou por uma reforma que, apesar de atrair grande visibilidade, parece não atender às expectativas dos turistas que o visitam. A propaganda que o apresenta como o maior parque de dinossauros cria uma expectativa que, ao final da visita, se transforma em desapontamento para muitos, basta ficar alguns minutos na saída para se notar desapontamentos.

A ausência de uma abordagem estratégica por parte da prefeitura é evidente. A atração principal do parque, os dinossauros, tem um apelo principalmente para o público infantil. No entanto, seja sincero: o que aquele vídeo inicial tem de apelo junto aos pequeninos? Te faço um convite: sente-se no fundo da sala e note a reação das crianças ao ver aquele conteúdo que é interessantíssimo, mas em nada pensado para eles. Não basta inserir atrativos quando o contexto não é atrativo.. O cuidado necessário para gerenciar expectativas e garantir uma experiência adequada ao público-alvo parece ser negligenciado.

Os números de visitantes podem ser impressionantes, mas uma questão até o momento ignorada e que deve ser levantada é: os outros parques também experimentaram um aumento significativo de visitação? Somente desta forma vamos saber se o turismo de Salto realmente está crescendo! Infelizmente, a resposta é negativa. Salto parece estar focando em entregas pontuais em vez de desenvolver uma estratégia de turismo abrangente que beneficie todos os espaços turísticos da cidade.

O Boulevard da Barra, após dois anos de interdição, está passando por transformações com a proposta de abrigar restaurantes e bares, similar ao que é encontrado em cidades vizinhas como Piracicaba. No entanto, surge a pergunta: a atual gestão considerou adequadamente o impacto dessas mudanças nas moradias já existentes na região? A ideia de transformar casas em espaços comerciais levanta dúvidas sobre a viabilidade e a aceitação por parte dos moradores locais. A falta de diálogo com a comunidade pode resultar em entregas pontuais que não atendem às reais necessidades e expectativas da população.

O turismo vai além de simplesmente realizar obras. É necessário um planejamento estratégico que leve em consideração a identidade local, as características do público-alvo e a sustentabilidade a longo prazo. Salto precisa investir não apenas em atrações isoladas, mas em uma abordagem integrada que promova o desenvolvimento turístico de forma abrangente e sustentável. O sucesso do turismo em Salto dependerá não apenas de obras grandiosas, mas também de uma visão estratégica que considere todos os aspectos envolvidos e promova um crescimento equilibrado e duradouro.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003