Trem Republicado

Maido é número 1 na América Latina

Com um coquetel e echarpes vermelhas no Copacabana Palace, foram divulgados os 50 Melhores Restaurantes da América Latina, segundo os critérios da lista do The World’s 50 Best Restaurants, idealizada pela revista inglesa The Restaurant.

Por Tom Luiz em 28/11/2023 às 23:52:45
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Com um coquetel e echarpes vermelhas no Copacabana Palace, foram divulgados os 50 Melhores Restaurantes da América Latina, segundo os critérios da lista do The World’s 50 Best Restaurants, idealizada pela revista inglesa The Restaurant.

O entusiasmo foi grande e a festa, animada. O restaurante Maido, do chef Mitsuharu Tsumura, conhecido como Misha, foi eleito o número 1. O segundo lugar ficou com o restaurante El Chato, de Bogotá. A Casa do Porco, da dupla Jefferson e Janaina Rueda, manteve-se na quarta posição e levou também o prêmio de Melhor Restaurante do Brasil.

Esta é a primeira vez que o Brasil recebe a comitiva que escolhe cidades do mundo para fazer seu anúncio anual. A cidade investiu pesado para receber dezenas de jornalistas internacionais e chefs. Em seu discurso de boas-vindas, o prefeito Eduardo Paes anunciou que o Rio de Janeiro dobrará a aposta e será sede do 50 Best novamente no próximo ano.

Entre subidas e descidas, nossos restaurantes se saíram muito bem, com destaque para as mulheres: Manu Buffara subiu no ranking para o número 35 (estava em 46), ganhando ainda o galardão de Melhor Restaurante Sustentável; Janaina Rueda foi eleita Chef Mulher do Ano da América Latina; o Nelitta, da chef Tassia Magalhães, avançou dezoito posições, alcançando o número 21. O Metzi, do casal Luana Sabino e Eduardo Ortiz, subiu para a 18ª posição. E o Lasai ficou em 14º. Os demais oscilaram, mas permaneceram bem colocados, entre os 34 melhores: Mani (34), Evvai (22) e Oteque (20).

Ano que vem temos mais!

Os highlight da noite:

  • Restaurantes em Buenos Aires e Lima reinam nas classificações, com oito nomeações cada dentro da lista, seguidos por cinco restaurantes de São Paulo e Cidade do México, respectivamente.
  • A Casa do Porco mantém sua posição de 2022 (No.4) e é eleito The Best Restaurant in Brazil 2023
  • Maribel Adalco, do Fauna (No.5), localizado no Valle de Guadalupe, recebe o prêmio de Latin America’s Best Pastry Chef Award 2023, patrocinado pela República del Cacao.
  • Retornado para o segundo ano consecutivo, o Beronia Latin America’s Best Sommelier Award 2023 é entregue para Florencia Rey, do Maido, em Lima (No.1)
  • Manu (No.35) ,em Curitiba, ganha a Flor de Caña Sustainable Restaurant Award
  • Pangea (No.29), em Moneterrey, leva para casa o Gin Mare Art of Hospitality Award
  • Cantina del Tigre, na Cidade do Panamá, é o ganhador da Highest New Entry Award, patrocinado pela Aspire Lifestyles, logo após atingir a posição de No.25
  • Quintonil, na Cidade do México, leva o The Highest Climber Award, patrocinado pela Alaska Seafood, por subir 31 posições ao atingir a colocação de No.12
  • Mario Castrellon, do Maito (No.6), é recebido com o Estrella Damm Chefs’ Choice Award, consagrado por seus colegas e outros chefs.

 

Por Mariella Lazaretti e Georges Schnyder , do Rio de Janeiro

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003