A cada quantas horas meu cachorro deve comer?

Cães grandes ou pequenos, com ansiedade para comer ou com problemas de saúde física, cada um é diferente e é normal que você se pergunte a cada quantas horas o seu cão deve comer.

A cada quantas horas meu cachorro deve comer?

A cada quantas horas um cachorro deve comer?

Agora chegamos ao cerne da questão. Como dito acima, não existe um número universal de vezes que todos os cães devem comer por dia. Para escolher uma frequência, você deve ter em conta, antes de mais nada, as características do cão:

  • Filhotes: devem comer em média 5 vezes ao dia, pois queimam energia muito rapidamente e estão em fase de crescimento. Além disso, eles não devem comer uma grande quantidade de comida de uma só vez.
  • Adolescentes (6 meses – 1 ano de idade, aproximadamente): o número de doses pode ser reduzido para 3 diárias.
  • Adultos: para muitos muitos deles bastam 2 refeições ao dia.
  • Cães grandes: às vezes podem comer toda a ração de uma só vez, mas ainda são recomendadas 2 refeições para controlar sua tendência à obesidade.
  • Cães com ansiedade alimentar: para esse tipo de casos é sempre aconselhável dividir a ingestão diária em mais partes do que o habitual. Se o animal for adulto, por exemplo, seria aconselhável alimentá-lo 3 ou 4 vezes ao dia.
  • Cachorros que comem pouco: estamos falando de casos de cachorros que vão comendo um pouquinho durante o dia em vez de terminar a tigela de uma vez, sem que tenham nenhum problema de saúde. Nesses raros exemplos, a dose diária poderia ser deixada à disposição (“ad libitum“) do animal ao longo do dia.

Como você pode ver, são muitas as condições a ter em conta, pelo que sempre será necessário estudar as suas próprias circunst├óncias antes de tomar uma decisão. Reiteramos, mais uma vez, a utilidade de consultar um profissional da área, tanto um médico veterinário como um etólogo (nos casos de perturbações comportamentais relacionadas com a alimentação).

A que horas do dia eles devem comer?

Mais do que dividir as refeições por horas, o cachorro vai gostar que você sempre o alimente em determinados horários do dia, seguindo uma rotina em suas atividades. O que os especialistas mais recomendam é alimentá-los após a caminhada, para que a saída para a rua seja associada a algo bom e a um posterior descanso.

No entanto, há pessoas que optam por alimentar o cachorro antes de sair para evitar que ele fique com fome durante o passeio e coma o que encontra no chão. Embora isso geralmente não seja 100% eficaz no caso do distúrbio conhecido como pica, pode ser útil para corrigir esse comportamento.

Apesar desses detalhes, o mais importante é que você alimente o seu companheiro canino sempre à mesma hora do dia e que as mudanças na sua alimentação sejam progressivas. Na primeira refeição, pese a quantidade para o dia todo e divida para não errar.

Pense que a rotina é uma forma de comunicação efetiva com seu animal, pois é a melhor forma de ele ter certeza de que vai receber comida todos os dias e que suas ações estão de acordo com o que ele entende de você.

Recomendações

Um cachorro com uma tigela de comida.

Para uma alimentação eficaz e saudável do seu cão, você não deve apenas cuidar da qualidade da ração e repartir a sua ingestão, mas há outros detalhes a ter em conta. O material e a forma do comedouro, os suplementos alimentares, as marcas de ração, os alimentos naturais┬ů é normal que você se sinta confuso à procura do melhor para o seu animal.

Mas não tenha medo. Além de poder contar com especialistas, você também receberá dicas do seu animal para orientá-lo nesse ajuste. É normal que, no caso de recém-adotados, nada pareça atender às suas necessidades, mas dê-se um tempo para se adaptar e você acabará encontrando o melhor caminho a seguir. O mais importante é sempre conseguir a melhor qualidade de vida para o seu amigo peludo.

Cuidados com o glúten na comida para cães Cuidados com o glúten na comida para cães A intoler├óncia ao glúten também afeta os cães. Por isso, vamos dar dicas para que você considere o efeito do glúten na comida para cães. Leia mais ┬╗