Você sabia que os cachorros têm noção do tempo?

A maioria dos cães tende a desenvolver vários hábitos à medida que se adapta à vida com a família.

Você sabia que os cachorros têm noção do tempo?

Limitações da noção de tempo em cães

Um aspecto interessante da noção de tempo em humanos é que muitas vezes se baseia em outras pistas sensoriais, como a posição do corpo ou a visão, para “calcular” o tempo decorrido. Claro, embora isso aumente a precisão da percepção do tempo, não garante sua eficácia.

De maneira semelhante, os cães também usam certas pistas visuais e auditivas para avaliar a passagem do tempo.

Em pesquisa publicada no Journal of Comparative Psychology, pistas auditivas e visuais foram usadas para testar se eles eram capazes de estimar sua duração. Os resultados foram interessantes, pois conseguiram concluir a tarefa com sucesso, mas não da forma esperada.

O referido estudo menciona que, de forma independente, os cães são capazes de estimar a duração de sinais auditivos e visuais. No entanto, quando estes são apresentados ao mesmo tempo, os espécimes decidem focar apenas em uma das pistas sensoriais (neste caso, nas auditivas).

As informações acima sugerem que a noção de tempo dos cães perde várias pistas sensoriais, aumentando a margem de erro para suas “previsões”. É verdade que isso não tem muita relev├óncia ou impacto substancial no seu dia a dia, mas gera várias situações interessantes.

Cães precisam de pistas para “perceber” o tempo

Um estudo publicado na revista Applied Animal Behavior Science menciona que os cães são capazes de estimar o tempo que seus tutores levam para chegar em casa. No entanto, eles também enfatizam que os animais não parecem “sentir falta”, mas no momento em que recebem pistas sensoriais, “lembram” que seus tutores partiram e logo chegarão.

Isso não é surpreendente, pois os cães são conhecidos por priorizar pistas sensoriais para determinar quanto tempo se passou. Claramente, isso não é nem eficiente nem confiável. Mesmo assim, esse mecanismo é mais do que suficiente para que um cachorro comece a "prever" certos acontecimentos do dia.

A noção de tempo dos cachorros não é a mesma dos humanos

Cada espécie e indivíduo percebe a passagem do tempo de uma maneira diferente, por isso é compreensível que a noção de tempo dos cachorros não seja a mesma dos humanos. No entanto, as diferenças são ainda maiores do que parecem.

Por exemplo, existem vários tutores que se surpreendem quando saem por apenas alguns minutos e seus cachorros os recebem como se tivessem saído por horas. Em parte, o responsável por esse comportamento é a percepção do tempo dos cachorros e suas limitações.

Como mencionado anteriormente, os cães usam vários tipos de pistas sensoriais para “calcular” a passagem do tempo. Nesse caso, as pistas fundamentais que recebem são a saída e o retorno de seus tutores.

Desde que receba ambas pistas, o cão agirá como se tivessem passado as mesmas horas que está acostumado a passar sozinho.

Visto de outra forma, o cachorro só sabe que se passa muito tempo entre seu tutor sair e voltar à casa. Portanto, mesmo que ele fique sozinho por alguns minutos, seu cérebro interpreta que o mesmo período de sempre passou, fazendo com que o animal fique louco de excitação.

Claro, esses eventos de frenesi são causados por problemas de estresse e ansiedade, que modificam a percepção temporal do cão. Esses fatores, por sua vez, estão intimamente relacionados. De fato, se o cão não tivesse noção da passagem do tempo, é improvável que sofresse de distúrbios como ansiedade de separação.

Confira: A noção de tempo nos cachorros

A percepção do tempo em cães é única

Como você pôde ver, a noção de passagem do tempo em cães é única em seu gênero e possui diversas peculiaridades. Obviamente, sua função e seu impacto na vida diária do animal de estimação ainda não são totalmente compreendidos. Porém, é bastante interessante que o melhor amigo do homem seja capaz de "prever" alguns eventos em seu ambiente.

Por quanto tempo um cão pode se lembrar de uma pessoa? Por quanto tempo um cão pode se lembrar de uma pessoa? Como a memória dos cães funciona? Certamente, você já deve ter se perguntado por quanto tempo um cão pode se lembrar de uma pessoa. Temos a resposta! Leia mais ┬╗