Trem Republicado

O Trem e o Turismo

Por Wellington Caposi em 15/07/2023 às 09:51:21

O Turismo é uma atividade econômica que tem, nos territórios, nas paisagens e nos patrimônios - natural e cultural -, sua principal matéria prima. Não é possível produzir Turismo sem que haja de alguma forma - direta ou indiretamente - a participação do poder público. Seu papel, com integração ou não de outros setores da cidade, pode abranger inúmeras atividades que existem em uma cidade, tais como: planejamento do fomento da atividade turística, controle de qualidade do produto, capacitação de recursos humanos, implantação e manutenção de infraestrutura urbana básica e turística, captação de investidores privados para o setor, controle do uso e da conservação do patrimônio turístico entre várias outras opções. Turismo é pura geração de renda.

Pode-se definir política pública como o conjunto de ações executadas a atender às necessidades de toda a sociedade. São linhas de ações que buscam satisfazer ao interesse público e têm que estar direcionadas ao bem comum. As políticas públicas podem ocorrer com a participação de instituições presentes na sociedade, com a intermediação nos vários níveis de organização (federal, estadual ou municipal).

Aqui na Estância Turística de Salto, entre os vários equipamentos que estão sendo ou recuperados ou revitalizados, temos o Trem Republicano. Um consórcio idealizado e construído em parceria, entre as cidades de Salto e Itu - o CiTrem. Sua atual diretoria tem como presidente o prefeito de Salto, Laerte Sonsin Jr.; e como superintendente, o atual secretário municipal de Turismo de Salto, Wanferley Rigolin. Sob concessão, a gestão do Trem Republicano fica com a empresa Serra Verde Express.


Especificamente para a Estância Turística de Salto, essa parceria entre cidades, nada agrega ao Turismo de nossa cidade. Durante o trajeto de sete quilômetros entre Itu e Salto, o posicionamento da Serra Verde Express ignora totalmente Salto e nada se fala sobre a tradição e história de nossa estância. Tudo o que é cantado em prosa e verso é voltado somente para Itu. A tradição cultural e religiosa da cidade é deixada de lado quando artistas cantam em prosa e verso somente a cidade vizinha. Até eles - os artistas - contratados para performances são de Itu e desconhecem totalmente a cultura saltense, apesar desta ser reconhecida como celeiro cultural da região. Os atrativos turísticos da cidade - que não são poucos - são totalmente ignorados e não há sequer informações sobre o que se fazer por aqui.

Nesse roteiro somos apenas um apêndice de Itu. Os pacotes turísticos comercializados pela Serra Verde Express (em seu site) também só envolvem o trade turístico de Itu. Ignoram totalmente o mirante da Ponte Estaiada; o monumento da Santa; o Complexo da Cachoeira e outros pontos importantes de cidade. Assim, o trade turístico oferecido aos turistas que aqui desembarcam fica resumido apenas ao restaurante da estação ferroviária, que por sinal é de propriedade da concessionária. Nada mais do que isso. Sequer degustam nosso principal atrativo gastronômico que é a Empada Frita. Desprezam-se ótimos restaurantes como o Caipirão, o Arena, o Scallet, o Museu da Cachaça e o Na Fazenda. O setor gastronômico de Salto não pode se resumir a um só local.

Ao desembarcarem aqui em Salto, os passageiros turistas, sem nenhuma informação, retornam para Itu, pois nada há para fazer naquela estação. A Secretaria Municipal do Turismo, vendo essa total discrepância da concessionária, pretende instalar na estação ferroviária uma Sala de apoio ao turista, com atendimento, sala de vídeos e distribuição de folder"s sobre o que se fazer na cidade. Também a sede oficial do Conselho Municipal do Turísmo - Comtur - será instalada no local. Na verdade, a secretaria está fazendo uma ação que deveria ser da concessionária.


Mas o que se espera na verdade, é uma mudança na mentalidade da empresa concessionária. Portanto, é imprescindível a parceria de todos os setores para o desenvolvimento sustentável do Turismo e dessa forma satisfazer o interesse público e as exigências dos turistas. A Estância Turística de Salto deve assumir seu papel fundamental no desenvolvimento turístico, pois cada lugar possui características únicas que o diferenciam. Itu não é Salto e vice versa.

Num equipamento compartilhado, como é o caso do Trem Republicano, não se pode falar e olhar apenas para um dos lados. Principalmente quando o trem apita...

Não há como ser diferente.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003