Trem Republicado

Sargento que matou colegas de farda tem prisão preventiva decretada

A decisão foi tomada após audiência de custódia, realizada na última sexta-feira. Com isso, o sargento Gouveia permanece preso até o julgamento.

Por Wellington Caposi em 20/05/2023 às 12:06:51

O sargento da Polícia Militar, Claúdio Henrique Frare Gouveira, que matou dois colegas de farda - o capitão Josias Justi da Conceição Junior e o sargento Roberto Aparecido da Silva - em Salto, teve a prisão em flagrante convertida em preventiva, na tarde desta sexta-feira, 19, após passar por audiência de custódia. Com isso, o réu permanece no Presídio Militar Romão Gomes, na Capital, até o julgamento.

Segundo o Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, a decisão foi tomada pelo juíz da 4ª Auditoria Militar, José Álvaro Machado Marques, com base nos termos requeridos pelo Ministério Público no artigo 255, que diz sobre indício de autoria e materialidade, ou seja, houve a confirmação de que o fato realmente aconteceu e que há elementos mínimos que ligam a pessoa ao fato, como por exemplo, uma testemunha, gravação, conversa, entre outros.

O crime

O crime ocorreu por volta das 9h de segunda-feira (15) dentro da 3ª Companhia de Polícia Militar de Salto. Segundo o boletim de ocorrência, um PM contou que o sargento Gouveia invadiu a base armado com um fuzil. Em seguida, pediu para todos saírem do local e entrou em uma sala. Logo na sequência, a testemunha disse ter ouvido os disparos. Os corpos dos PMs mortos foram sepultados na terça-feira (16), em Sorocaba. Ainda conforme o BO, o autor dos disparos se entregou para outro sargento, que também retirou a arma dele. Segundo a PM, as razões do crime ainda serão esclarecidas.

Em entrevista, na última quarta-feira, 17, a defesa do PM Gouveia, explicou que problemas no ambiente de trabalho e possíveis perseguição no emprego teriam motivado o crime. Duarte disse que Gouveia se sentia perseguido pelo comandante e estava com a "vida conjugal afetada". De acordo com o defensor, a esposa de Gouveia, também Policia Militar, servia na mesma unidade e como os horários de ambos coincidiam, isso atrapalhava nos cuidados da filha pequena e no dia a dia do casal.

"Parece coisa boba, mas não é. Isso interfere na vida da família, do casal… Como os dois serviam na mesma unidade, o comando deveria levar em consideração, dialogar, tentar resolver o problema, e não impor. Será que não dava para remanejar a escala de um deles?", questiona o advogado Rogério Augusto Dini Duarte que ainda isso somado a um conjunto de fatores desencadeou no sargento um quadro de estresse, porém, o profissional não teria recebido o respaldo necessário do comando da companhia.

Exemplo de profissional

Um homem calmo, educado, respeitoso e, principalmente, gentil. Assim foi descrito o sargento Claudio Henrique Frare Gouveia, de 53 anos, por conhecidos, colegas de farda, comerciantes próximos ao batalhão onde ele trabalhava, nas redes sociais e por alunos de uma associação onde ele ensinava patinação, ai ser entrevistado pela BBC Brasil no mês passado por ser um dos policiais militares mais gentis do Brasil.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003