Trem Republicado

Joelho de porco: O tradicional prato alemão

O restaurante Caipirão, aqui em Salto, tem em seu cardápio um Joelho de Porco respeitável e delicioso.

Por Wellington Caposi em 06/05/2023 às 14:00:59

Assim como as salsichas, o joelho de porco é outro dentre os mais famosos e tradicionais pratos da culinária alemã. Para quem não conhece o prato e ouve somente falar o nome pode até estranhar bastante a idéia de provar um prato feito com o joelho de um animal - uma parte do corpo que é basicamente osso. Mas, apesar do prato ter este nome em português, não se trata verdadeiramente do joelho do porco. A parte do porco usada no preparo é o pedaço cortado entre o joelho e o tornozelo - uma parte com osso, mas envolvido com muita carne. Além disso, o nome do prato em alemão não contém a palavra Knie (que significa joelho).

Então, se você estiver na Alemanha e quer pedir o prato em um restaurante, mas não fala alemão ou inglês, não adianta apontar o joelho para o garçom e fazer o som de porquinho pois provavelmente não vai entender o que você está querendo dizer. Na verdade, o prato varia de nome dependendo da região da Alemanha. Nas regiões norte e nordeste daquele país, o prato leva o nome de Eisbein (nos cardápios pode ainda aparecer as variações Pökeleisbein ou Gepökeltes Eisbein), que traduzida ao pé da letra significa "perna de gelo" (Eis=gelo; Bein=perna). Na região Sul da Alemanha o prato é chamado de Schweinshaxe (sendo Escrito Schweinshaxn no dialeto da Bavária). Em OUTRAS REGIÕES pode ainda levar outros nomes como Haspel (em Hesse) ou Knöchla (na Francônia).


Eisbein é o nome mais conhecido entre os brasileiros mas como o prato tem nomes diferentes, há diferença também no seu preparo. O Eisbein é na verdade curado e cozido, enquanto o Schweinshaxe é assado e grelhado. O couro do Eisbein fica mole e esbranquiçado, enquanto do Schweinshaxe vem tipo a pururuca, bem crocante. A aparência do Eisbein pode assustar, mas a carne é rosada, bem suculenta e saborosa.

Aqui em Salto, o Restaurante Caipirão tem em seu cardápio um Joelho de Porco respeitável. O prato é bem reforçado - bastante carne - por isso se você não estiver com muita fome é aconselhável dividir o prato. O ideal é ir até o restaurante para degustá-lo para manter a crocância do prato. O Caipirão fica no Calçadão Pedro II, na esquina com rua Marechal Deodoro, e funciona de terça-feira a domingo.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003