Trem Republicado

Salto recebe neste final de semana a 2ª edição do Festival da Empada Frita

Evento terá duas fábricas de empadas fritas, com 18 tipos de recheios tradicionais e gourmet e atrações para toda a família.

Por Wellington Caposi em 23/04/2023 às 15:30:35

Além das atrações históricas e das belezas naturais, seus próprios cidadãos ou quem visita a Estância Turística de Salto, não deixa de apreciar os vários sabores do tradicional quitute que é o bem cultural imaterial da cidade: A EMPADA FRITA. Em agosto de 2007, a empada frita foi declarada um bem cultural de Salto por meio de decreto municipal. Por se tratar de uma tradição culinária tipicamente saltense criada na década de 1940, a receita da EMPADA FRITA foi passando de geração em geração - de empadeiras para suas aprendizes - que se dedicavam ao preparo da empada e utilizam basicamente os mesmos ingredientes. No intuito de preservar essa tradição, preservando a tradição desse quitute.


A data de origem do aparecimento da receita da empada frita de Salto permanece incerta. O que se sabe é que uma das mais conhecidas precursoras no seu preparo foi Diamantina Andriolli, mais conhecida como Dona Nena. Pesquisas indicam que na década de 1940, as empadeiras preparavam esses quitutes, muito apreciados na época, que eram então vendidas nas ruas da cidade por meninos que as levavam ainda quentes em cestos de vime cobertos por guardanapos de tecido. Por mais de meio século desenvolveu-se o hábito de abastecer os bares e lanchonetes do município com as empadas fritas.

Dessa forma, um dos objetivos do FESTIVAL EMPADA FRITA é o resgate da importância desse quitute para a história da cidade. As antigas empadeiras estão se tornando raras, pois de 2007 até hoje nenhuma ação de fomento com cursos e workshops foram oferecidos pelo poder público. Outro objetivo secundário que é oferecer qualificação para novas empadeiras fortalecendo dessa forma a geração de renda na cidade.

ESSA TRADIÇÃO NÃO PODE DESPARECER NA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SALTO.

O FESTIVAL


O local escolhido para o festival será a praça Archimedes Lammoglia ( Pavilhão das Artes), no centro velho da cidade: Na parte plana da praça Archimedes Lammoglia serão dispostas barracas, estações de venda e tendas para a comercialização não só da empada frita , mas também de outros quitutes da gastronomia de rua. Duas fábricas de empadas com 8 tipos de empadas em cada uma e mais algumas barracas oferecendo empadas fritas. Isso exatamente pela cidade possuir poucas empadeiras em atividade na Estância Turística de Salto.

O FESTIVAL DA EMPADA FRITA é um esforço conjunto de produtores culturais independentes, com a finalidade de resgatar a história e tradição da cidade. É necessário ressaltar que mesmo sendo a empada frita declarada como um bem cultural imaterial em 2007, e de lá para cá quase nada foi feito para que o quitute, de fato, fosse conhecido fora das fronteiras da cidade. Para esta 2ª edição, foram realizados, ao longo do ano, cursos de capacitação para novas empadeiras, para aumentar o número de empadeiras participantes do festival. Ao todo serão 25 pontos de venda entre chopp e cervejas artesanais, empadas fritas e outros quitutes salgados e doces da também tradicional gastronomia de rua. Ao longo da praça Archimedes Lammoglia, também área destinada à brinquedos para crianças, Três tendas de 10 metros para a disposição de mesas plásticas e cadeiras completam a Praça de Alimentação, ainda terá várias mesas com ombrelones para acomodar o público que prestigiará o festival. Uma área Kids sensacional com brinquedos eletrônicos.

AS ATRAÇÕES MUSICAIS: Cinco dias com grandes atrações musicais.


No festival, que acontece de 27 de abril a 1º de maio de 2023, com atrações pata todos os gostos musicais, desde o sertanejo universitário até o rock internacional. Serão nove bandas com shows de duas horas, começando com Tim Maia Cover. Depois virão Pearl Jam Tributo, DK Musical; Grupo Melhor Assim; Beatles & Rolling Stones Cover; Anderson Tribo Quarteto; Jorge & Matheus Cover, Calango Brabo; Pedro Henrique & Renato, e ainda duas atrações para as crianças. Para a criançada, A turma da Wandinha e sua turma e Harry Potter & Cia..


O patrimônio cultural é de fundamental importância para a memória, a identidade e a criatividade dos povos e a riqueza das culturas. A Constituição Brasileira expressa a preocupação com o patrimônio cultural do país em vários artigos, incumbindo os poderes públicos de zelar pela preservação desses bens. Em agosto de 2007, a empada frita foi declarada um bem cultural de Salto por meio de decreto municipal. DESDE ENTÃO NÃO HOUVE FOMENTO OFICIAL EFETIVO PARA A DIVULGAÇÃO DA EMPADA FRITA como o principal símbolo gastronômico de nossa cidade.

O FESTIVAL DA EMPADA FRITA É UM RESGATE DE NOSSAS TRADIÇÕES.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003