Trem Republicado

Vereador Macaia se irrita com comentário da Secretária da Educação em uma postagem sua

O motivo da postagem e do comentário foi a inacabada Creche do Laguna que se encontra em estado de real abandono.

Por Wellington Caposi em 12/04/2023 às 04:00:22

Infelizmente, obras inacabadas ou abandonadas caracterizam-se como um problema que afeta muito a coletividade. Que é - e sempre será - a principal fiscalizadora do que o poder público faz ou deixa de fazer. Se o serviço é bem feito ou não, certamente o cidadão, de posse da única ferramenta ao seu alcança, expande virtualmente suas críticas por meio de manifestações inflamadas nas redes sociais.


Tornaram-se comuns notícias veiculadas nas redes sociais, pela imprensa e culminando com vereadores, descrevendo danos sofridos pelo erário público, em decorrência de obras iniciadas em outras administrações, paralisadas ou simplesmente em estado de abandono. Sem adentrar no mérito da causa e do motivo de sua paralisação, tais obras, ocasionam um desprestígio dos gestores público perante uma parcela da população; o desperdício de dinheiro público e reforçam principalmente a ideia de que o interesse público não está sendo atendido. Tudo isso então chega aos ouvidos de um vereador, que visita o local como é sua atribuição e comprova que o fato tem fundamento.


Exatamente isso foi o que aconteceu com o vereador José Benedito de Carvalho (Macaia), que diante de uma denúncia recebida, visitou as obras da creche do bairro Laguna, foi ao local na última sexta-feira, 7, para constatar o real abandono. E constatou uma obra, alem de paralisada, num total estado de abandono. Sem portão, sem medidor de energia, com mato alto, com águas empoçadas no interior obra podendo até ter criadouros do mosquito da dengue e vulnerável à usuários de drogas. Macaia desabafou na tribuna: "Eu não sou de publicar muitas coisas nas redes sociais, mas desta vez fiz uma publicação mostrando o descaso do poder público para com a população daquele bairro, cujas famílias esperam por uma vaga na creche para seu filho".


Um comentário feito pela secretária municipal da Educação, Anna Noronha, em sua postagem irritou ainda mais o vereador que disse: "Eu aqui respeito todos os secretários, todos os vereadores, inclusive a própria secretária da Educação, mas ela foi muito infeliz no comentário feito em minha postagem dizendo que não é descaso pois duas empresas abandonaram a obra. E que é mais fácil - olhem o que vou falar - desinformar do que deixar de informar o que é correto. Secretária, minha crítica foi sobre o total abandono da obra, jamais falei do término da obra. A entrega dessa obra era para 2017. Não sei se a Secretaria da Educação tem algum profissional que faça a fiscalização dessas obras em andamento ou paralisadas, ou a própria secretária o faz, mas eu queria deixar aqui um convite a ela: Vamos juntos verificar a situação em que se encontra a obra da creche do Laguna e você verá que estou falando a verdade. Jamais, em meu mandato divulguei inverdades, esse não é meu perfil e eu não sou mentiroso."

O que fica bastante nítido nesse episódio se resume uma inaceitável morosidade do poder público. De posse da postagem do vereador, o correto seria cobrar - de quem quer que seja - um efetivo posicionamento para corrigir o problema. Mesmo porque, mesmo com a obra paralisada, o local deveria estar limpo, sem mato, com portões e com uma vigilância. Tudo para não gerar ainda mais custos num real prejuízo ao interesse público.


Em termos de planejamento e gestão pública, a obra da creche do Lagura é uma vergonha a ser encarada de verdade. Por mais coerente que seja a justificativa para a obra continuar no estado deplorável em que se encontra, ela não se encaixa na realidade da cidade.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003