Trem Republicado

Anvisa suspende venda e uso de todos os alimentos da marca Fugini

A decisão da Anvisa também proíbe a fabricação, comercialização e distribuição dos alimentos da marca.

Por Wellington Caposi em 30/03/2023 às 19:13:05

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu, nessa quarta-feira, 29, a venda e o uso de todos os produtos da marca Fugini, do grupo Fugita. A decisão da agência também proíbe a fabricação, comercialização e distribuição dos alimentos da marca. A empresa se destaca pela produção de molhos de tomate, conservas vegetais e outros molhos, como maionese e mostarda.

Segundo a Anvisa, a medida é preventiva e foi adotada após a realização de uma inspeção sanitária, que encontrou falhas graves de boas práticas de fabricação relacionadas à higiene. Foi também identificado irregularidades na qualidade e na segurança das matérias-primas e no controle de pragas. A suspensão valerá até que a empresa adéqüe o processo de fabricação dos produtos às boas práticas de fabricação.

Nesta quinta-feira, 30, a Anvisa determinou o recolhimento de lotes de maionese Fugini por terem sido comercializados com matéria-prima vencida.

"Conforme o Código de Defesa do Consumidor, alimentos vencidos, incluindo suas matérias-primas, são considerados impróprios para o consumo, e a sua exposição à venda ou ao consumo é considerada infração sanitária", informa a Anvisa. A Fugini admitiu ter usado corante vencido na produção de um lote de maionese. No entanto, a indústria informou que o percentual da substância imprópria para consumo é muito pequeno.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003