Trem Republicado

Música Fantástica será tema do concerto pela Orquestra Sinfônica de Indaiatuba

A temporada 2023 da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba apresenta em 1º de abril, uma noite repleta de poesias musicais.

Por Wellington Caposi em 29/03/2023 às 08:25:07

A temporada 2023 da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba (OSI) apresenta em 1º de abril, com entrada gratuita, uma noite repleta de poesias musicais que compõem o concerto Música Fantástica. Com participação do violinista Adonhiram Reis. o encontro acontece a partir das 20h na sala Acrísio de Camargo, no Ciaei - Indaiatuba e as obras escolhidas para a noite são do compositor francês Camille Saint-Saëns e do russo Rimsky-Korsakov. A direção e a regência ficam a cargo do maestro Paulo de Paula. Para conferir a apresentação recomenda-se chegar meia hora antes, pois a ocupação dos lugares será por ordem de chegada.

A obra Dança Macabra, de Camille Saint-Saëns (1835-1921), abre o concerto. Conhecida como Dança da Morte, a peça é inspirada em um poema de mesmo nome, do escritor Henri Cazalis, que narra a história da personagem Morte, que em 31 de outubro (Dia das Bruxas), tem o poder de dar vida aos mortos e obrigá-los a dançar até o amanhecer. Vale ressaltar que Saint-Saens foi um dos compositores franceses mais importantes de seu tempo, sendo famoso por suas obras enigmáticas. A história começa com o relógio batendo à meia noite, que é representado, na obra, pela harpa - repetindo doze vezes a mesma nota. A morte então, afina seu violino e organiza uma dança entre nobres e mendigos, simbolizando que, independente da condição social, todos terão o mesmo fim. Na sequência, entra o segundo movimento, no xilofone, evocando a dançar a trupe de esqueletos e fantasmas. A festa fica cada vez mais animada até que, com o cantar do galo, todos se dispersam e desaparecem. A obra se encerra com a despedida da figura sombria mediante à uma triste melodia.

Em continuidade à noite, acontece a apresentação de Sherazade (Suíte Sinfônica), de Nikolai Rimsky-Korsakov, um dos mais brilhantes orquestradores da música sinfônica, no magnífico poema sinfônico inspirado no livro 'As Mil e Uma Noites'. O maestro da OSI, Paulo de Paula afirma que cada movimento fará referência a uma história contada no livro. A narrativa descreve o sultão Shahriar que, após a noite de núpcias tem por hábito executar suas esposas, entretanto, Sherazade se mantém viva contando ao marido uma sucessão de histórias, pelo período de mil e uma noites. Tomado pela curiosidade, o monarca posterga sua execução da esposa dia após dia e ao final acaba abandonando para sempre essa resolução sanguinária. A peça é dividida em quatro movimentos:

O solista Adonhiram Reis, exímio violinista e professor da Universidade de Campinas, estudou com bolsa na Fundação Vitae, em Paris. A realização é da Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba e conta com patrocínio Toyota, Tuberfil e Plastek, através da Lei Rouanet e do Programa de Ação Cultural do Governo do estado de São Paulo.

______________________________

SERVIÇO
Concerto Música Fantástica - Orquestra Sinfônica de Indaiatuba
Data: 1º de abril de 2023 / Horário: 20h

Local: Sala Acrísio de Camargo - CIAEI (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba) - Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665 - Jardim Regina - Indaiatuba (SP)

Entrada gratuita e por ordem de chegada.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003