Trem Republicado

6ª Semana Cultural Ettore Liberalesso acontece no final de março

Sob o tema jornalismo e literatura, o evento apresenta depoimentos e debates com jornalistas, editores, professores e editores de veículos de informação.

Por Wellington Caposi em 22/03/2023 às 11:23:42

A Academia Saltense de Letras (ASLe) realiza, a partir sw 29 de março, cujo tema será JORNALISMO E LITERATURA, DO FACTUAL AO FICCIONAL.

Nesta edição, a abertura na noite de 29 de março, será uma mesa redonda, com mediação pela jornalista Mirna Bicalho, onde os jornalistas Rose Ferrari, editora chefe do jornal Mais Expressão, de Indaiatuba, e Eloy Oliveira, editor responsável pelo jornal Primeira Feira, de Salto, e Rodrigo Augusto Tomba e Henrique da Silva Pereira, professores do Ceunsp, que sedia e apoia realização do evento, debatem os desafios contemporâneos da imprensa no interior.

No dia seguinte, 30 de março, uma palestra intitulada A Liberdade de Expressão do Escritor e o Direito, ministrada pelo desembargador do Tribunal de Justiça, Alfredo Attié, que falará sobre os embates entre a produção literária e a justiça.

No dia do aniversário de nascimento de Ettore Liberalesso, 31 de março, que estaria completando 103 anos se vivo estivesse, será realizada uma missa em sua homenagem e ainda aos acadêmicos falecidos ao longo desses 15 anos da entidade, que já perdeu a metade dos seus 16 fundadores.

O último dia da Semana Cultural Ettore Liberalesso, 1º de abril, será um Café com Palavras, que discutirá o que é possível dizer sobre alguém em uma biografia e nas autobiografias. O tema será explorado pelo professor Fabiano Ormaneze, doutor em linguística pela Universidade Estadual de Campinas, cuja tese tratou do discurso biográfico sobre os personagens políticos brasileiros


Não há necessidade de inscrição para participar da programação.

A Semana Cultural Ettore Liberalesso objetiva eternizar o nome do escritor, historiador e jornalista Ettore Liberalesso, o primeiro presidente da Academia Saltense de Letras, que escreveu mais de mil relatos sobre a história de Salto, além de seis livros que falam da história e das tradições de famílias saltenses e da sua própria história em uma autobiografia.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003