Nove benefícios do vinagre de maçã e como fazer seu consumo

Nove benefícios do vinagre de maçã e como fazer seu consumo

O vinagre de maçã é um alimento fermentado que possui propriedade antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana, e, por isso, pode ser usado para auxiliar no tratamento de acne, proteger contra doenças cardiovasculares e prevenir o envelhecimento precoce. Além disso, é composto por pectina, que é uma fibra sol√ļvel que atua diminuindo a absorção de carboidrato no intestino e controlando os picos de glicemia, ajudando na perda de peso, controle da diabetes e melhora da digestão.

O vinagre de maçã pode ser preparado em casa ou comprado em supermercados ou lojas de produtos naturais, devendo ser inclu√≠do na alimentação do dia a dia ou consumido puro dilu√≠do em um copo de √°gua, sendo então poss√≠vel obter todos os benef√≠cios.


Benef√≠cios do vinagre de maçã

Os principais benef√≠cios do vinagre de maçã são:

1. Ajuda a emagrecer

O vinagre de maçã possui √°cidos e compostos polifenólicos em sua composição que atuam dificultando a absorção de carboidratos no intestino e, por isso, pode ajudar na perda de peso. Além disso, é constitu√≠do por pectina, que é uma fibra sol√ļvel que preenche o estômago, promovendo a sensação de saciedade e diminuindo a fome.

O vinagre de maçã também possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o que ajuda a prevenir o ac√ļmulo de gordura e favorece a sua eliminação do organismo. Saiba como usar o vinagre de maçã para emagrecer.

2. Ajuda a controlar a diabetes

Alguns estudos indicam que o vinagre de maçã poderia ajudar no controle da diabetes, isso porque é composto por fibras que podem atuar na diminuição da absorção de carboidratos e, consequentemente, ajudar no controle dos picos de glicemia após refeições.

Além disso, alguns estudos relatam que o vinagre de maçã poderia ainda melhorar a ação da insulina e reduzir a produção de glicose pelo f√≠gado, o que também ajuda no controle da diabetes. No entanto, para que o vinagre de maçã tenha esse efeito, é importante que faça parte de uma alimentação saud√°vel e equilibrada, além de também ser importante que o tratamento indicado pelo médico seja realizado.

3. Melhora a digestão

O vinagre de maçã é rico em fibras e √°cidos, como o √°cido acético e clorog√™nico, que ajudam na digestão dos alimentos e, por isso, o vinagre de maçã poderia a ajudar a aliviar os sintomas de m√°-digestão, proteger o estômago, facilitar a digestão e diminuir a sensação de estômago pesado após as refeições, por exemplo.

4. Protege contra doenças cardiovasculares

Devido às propriedades antioxidante e anti-inflamatória, o vinagre de maçã é capaz de prevenir que aconteça o depósito de gordura nas paredes doa vasos e, por isso, ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose, por exemplo.

Além disso, esse vinagre pode também ajudar na redução do colesterol ruim, o LDL, e dos triglicer√≠deos, além de atuar no controle da pressão arterial, reduzindo o risco de derrame e infarto.

5. Protege o fígado

O vinagre de maçã é rico em √°cidos, como o g√°lico, l√°tico, m√°lico e c√≠trico, que podem atuar diretamente no f√≠gado e melhorar a sua atividade, além de também ajudar a diminuir o ac√ļmulo de gordura no f√≠gado e, consequentemente, prevenir o desenvolvimento da esteatose hep√°tica.

6. Reduz o desenvolvimento de fungos e bactérias

Alguns estudos cient√≠ficos mostram que o vinagre de maçã possui propriedades antimicrobianas capaz de diminuir a proliferação de alguns microrganismos presentes naturalmente no organismo mas que podem causar infecção quando em grandes quantidades, como Candida albicans, Escherichia coli e Staphylococcus aureus, por exemplo, que estão relacionados com infecções urin√°rias, gastrointestinal e de pele.

Apesar disso, ainda são necess√°rios mais estudos que comprovem o efeito antimicrobiano do vinagre de maçã, principalmente quando inclu√≠do em uma dieta saud√°vel.

7. Retarda o envelhecimento

Os polifenóis presentes no vinagre de maçã possuem propriedades antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres que são formados pelo envelhecimento, poluição e m√° alimentação e, por isso, o vinagre de maçã melhora a qualidade da pele e ajuda a retardar o envelhecimento.

8. Combate a acne

O vinagre de maçã tem os √°cidos acético, c√≠trico, l√°tico e succ√≠nico na sua composição que t√™m ação antimicrobiana contra a bactéria Propionibacterium acnes, respons√°vel por causar acne na pele.

No entanto, por conter muitos √°cidos, o vinagre de maçã não deve ser aplicado puro na pele pois pode causar queimaduras. A melhor forma de usar o vinagre de maçã na pele é fazer uma solução com 1 colher do vinagre de maçã em 1 copo de √°gua e aplicar no rosto.

No entanto, ao aplicar a solução do vinagre de maçã no rosto e tiver sensação de queimação na pele, lavar imediatamente o rosto com √°gua e sabonete neutro e, neste caso, deve-se interromper o uso do vinagre de maçã na pele. A solução de vinagre de maçã não deve ser usada em peles sens√≠veis e em machucados ou feridas abertas.

9. Trata o refluxo gastroesof√°gico

Apesar de ser rico em √°cidos, acredita-se que o vinagre de maçã possa ajudar a regular a produção de √°cido pelo estômago, atuando no al√≠vio dos sintomas de refluxo gastroesof√°gico, como azia, sensação de queimação e sensação de peso no estômago.

No entanto, apesar do seu uso popular para refluxo, ainda não existem evid√™ncia cient√≠ficas que indiquem esse efeito, existindo apenas uma tese de mestrado que defende que o uso de vinagre de maçã por 15 pessoas foi capaz de aliviar os sintomas de refluxo.

É importante que não a quantidade considerada segura seja respeitada, que é de 1 colher de ch√° de vinagre dilu√≠da em √°gua, isso porque o consumo de quantidades superiores pode fazer com que exista o efeito reverso, aumentando o risco de danos à mucosa do esôfago e estômago.


Como utilizar o vinagre de maçã

Algumas formas de utilizar o vinagre de maçã para aproveitar seus benef√≠cios são:

  1. Beber a solução de vinagre de maçã: pode-se fazer uma diluição de 1 colher de ch√° do vinagre de maçã em um copo de √°gua e beber 20 minutos antes do café da manhã, do almoço ou do jantar. É importante lavar a boca com √°gua após beber a solução de vinagre de maçã e, para prevenir o desgaste do esmalte dos dentes, deve-se escovar os dentes 30 minutos após beber a solução de vinagre de maçã;
  2. Consumir na alimentação: pode-se colocar o vinagre de maçã diretamente ou fazer a solução de vinagre de maçã e colocar em saladas verdes para consumir;
  3. Passar na pele: deve-se diluir 1 colher de vinagre de maçã em um copo de √°gua, colocar um pouco dessa essa solução em um pedaço de algodão e passar no rosto limpo e seco. Deixar agir por 5 a 20 segundos e lavar o rosto novamente. Isso ajuda a curar a acne inflamada e a desobstruir os poros. A seguir, deve-se secar a pele e aplicar um creme hidratante de uso di√°rio, com protetor solar incorporado.

É importante ressaltar que para obter todos os benef√≠cios, o vinagre de maçã deve fazer parte de uma alimentação balanceada e saud√°vel.