Trem Republicado

Por que o arroz com feijão são importantes na alimentação?

Além de saborosos, são importantes nutricionalmente, o que nos permite uma alimentação gostosa e, ao mesmo tempo, saudável.

Por Wellington Caposi em 18/02/2023 às 22:33:26

Não importa a região do Brasil, você vai encontrar facilmente alguém comendo arroz com feijão, no almoço ou no jantar, uma das combinações favoritas do brasileiro.

Quando surgiu a ideia de combinar arroz e feijão?

Apesar de não existir uma data exata para esse costume, estima-se que ele tenha iniciado em algum momento ainda no período em que o Brasil era uma colônia de Portugal. Pouco após seu descobrimento, tanto portugueses quanto indígenas tinham o costume de comer feijão com farinha de mandioca - algo que também foi adotado pelos escravos, quando trazidos à força da África, desembarcaram em nosso país.

Entretanto, Portugal já tinha o costume de comer arroz, que era originário dos países asiáticos, de maneira separada. O livro História, Lendas e Curiosidades sobre a Gastronomia, por Roberta Malta Saldanha, menciona inclusive, que esse dois pratos ficaram mais próximos por volta de 1808, pois o rei D. João VI determinou que o arroz fosse incluído na alimentação dos soldados. Foi com essa convivência dos soldados com os escravos que a combinação se criou, graças ao fato do feijão já ser popular na alimentação diária. Um detalhe bem interessante é que a ideia de refogar o arroz no óleo, alho e cebola, antes de cozinhá-lo, foi uma contribuição dos escravos africanos.


Ainda que algumas pesquisas indiquem a diminuição no consumo de arroz em detrimento de lanches e outros pratos ao longo dos anos, não há dúvidas de que o arroz e feijão ainda é o queridinho dos brasileiros. Aliás, vale lembrar que somos o único povo do mundo a consumir arroz e feijão como base diária de alimentação. Essa combinação até existe em outros países, mas é geralmente usada em momentos festivos ou mesmo de maneira mais esporádica no cotidiano.

Por que o arroz e o feijão são uma combinação perfeita para a saúde?

Com o passar do tempo, os hábitos foram convergindo e tanto o arroz quanto o feijão passaram a fazer parte da alimentação de todos. A miscigenação de raças fez com que esses alimentos fossem parar juntos na mesa de praticamente todos os brasileiros. Mais do que aspectos históricos e culturais, associados à abundância do plantio desses alimentos em solo brasileiro, a dupla é considerada também um sucesso do ponto de vista nutricional: é mais saudável comer esses dois alimentos juntos do que separados.

Vamos entender as razões pelas quais essa combinação é imbatível.


Existem mais de 40 tipos de feijão, alimento fonte de vitaminas B1, B2, B3 e B9 e rico em proteínas e minerais, como potássio, ferro, fósforo, cálcio, cobre, zinco e magnésio. O feijão é uma leguminosa rica em proteína vegetal, que auxilia na composição dos músculos e dos tecidos do corpo. Além disso, ele é um poderoso aliado contra a anemia.

Já o arroz é um cereal fonte de vitaminas A, B1, B2, B3, B6 e E. Rico em carboidratos complexos, ele provê energia para que o organismo possa exercer todas as atividades do metabolismo. Além disso, seus elementos contribuem para a formação de glóbulos vermelhos e estimulam a regeneração celular.

Se individualmente eles já trazem muitos benefícios, juntos são ainda mais interessantes. Os dois alimentos se complementam como aminoácidos, formando uma proteína de alta qualidade. Quando o feijão é consumido sozinho, o organismo pode ter mais dificuldade para digeri-lo. É aí que entra em cena o arroz, que tem papel de auxiliar na digestão, permitindo ao organismo aproveitar melhor os nutrientes.

Diferentemente do que muitos imaginam, a combinação de arroz com feijão não engorda, desde que os alimentos não sejam consumidos em excesso. Em média, de duas a três colheres de sopa de arroz e uma concha e meia de feijão em uma refeição são suficientes para suprir as necessidades diárias, não sendo necessário repetir a dose no jantar, por exemplo.

Mais do que tradição, é saúde!


Substituir um prato de arroz com feijão por alguma comida do tipo fast food não significa apenas "quebrar uma tradição", mas também optar por uma refeição com menos nutrientes essenciais para o organismo. Para aqueles que não gostam de comer o mesmo alimento todos os dias, existem diversas formas de variar o cardápio.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003