Trem Republicado

Qual o melhor requeijão do Brasil?

pesquisa feita pela coluna Paladar, do jornal O Estado de S. Paulo, escolheu dentre 12 marcas, os três melhores do Brasil.

Por Wellington Caposi em 28/01/2023 às 14:51:06

É praticamente impossível tirar certos aperitivos do gosto do brasileiro. Sabendo disso, uma pesquisa realizada pela coluna Paladar, do jornal O Estado de S. Paulo, decidiu apurar um dos itens preferidos do cardápio nacional. Especialistas em gastronomia foram chamados para avaliar e apontar entre 12 marcas brasileiras e internacionais escolhidas a dedo, o melhor Requeijão do Brasil. Foram avaliados quesitos como aspecto visual; firmeza da massa; textura; aroma e por fim o pricipal: sabor.

Durante o teste, os jurados aplicavam notas de zero a 10 para cada um dos quesitos avaliados. Alguns tipos de requeijão alcançaram notas bem elevadas pelo conjunto da obra, outros foram prejudicados por alguma característica específica. O critério de avaliação decisivo, no entanto, foi o sabor. O teste foi feito para encontrar entre as 12 marcas avaliadas, as três que mais lembrassem as origens do requeijão no Brasil: um produto com sabor delicado, textura cremosa e apresentação de dar água na boca.


O resultado foi surpreendente segundo os jurados. Alguns produtos mais populares surpreenderam pelo sabor e a combinação com os alimentos. Segundo o ranking, os três melhores requeijões do mercado são os das marcas Crioulo, Aviação e Poços de Caldas. Veja abaixo como ficou o ranking por ordem de classificação:

1º - Crioulo: o campeão entre as marcas testadas. Os jurados consideraram o requeijão com textura perfeita, sabor suave e agradável, cremosidade na medida, leve aroma de leite e bom equilíbrio no sal. Foi o único requeijão contemplado com notas 9, por todos os jurados, na escala de 0 a 10.

2º - Aviação: foi o segundo colocado no ranking. De acordo com os jurados, o requeijão tem uma textura muito similar a do requeijão artesanal, um sabor agradável, aroma defumado e bom equilibro de acidez e sal. Alguns dos jurados, porém, acharam o produto um pouco salgado em comparação aos demais.

3º - Poços de Caldas: foi o terceiro colocado no ranking. O requeijão apresentou textura perfeita, coloração levemente amarelada (que remete à gordura do leite), sal no ponto, bom aspecto visual. Um requeijão muito saboroso e levemente amanteigado na avaliação dos jurados.

4º - Catupiry: o produto foi bem na avaliação dos jurados, mas alguns apontaram o sabor como leve demais e a textura um pouco mais líquida que o desejável.

5º - Danúbio: a textura do produto foi muito bem avaliada pelos jurados, que classificaram o requeijão como muito firme, levemente gelatinoso e próximo da maionese. Também foram identificados aroma agradável, parecido com o do leite em pó, um pouco adocicado e sabor final com resquícios de óleo vegetal.

6º - Itambé: a marca dividiu opiniões entre os jurados. Alguns consideraram textura boa, enquanto outros a consideraram um tanto densa demais. A ausência de aroma também foi apontada pelos jurados e quase todos relataram um retrogosto incômodo no final, um pouco adstringente (sensação de secura na boca).

7º - Nestlé: os jurados avaliaram a textura como muito firme, parecida com maionese, longe da cremosidade esperada de um requeijão. O sabor foi avaliado como bom, apesar do gosto que lembra a gordura vegetal da margarina; aroma suave e levemente adocicado.

8º - Danone: recebeu baixas indicações, por ser considerado um produto muito líquido para os padrões esperados. Outros pontos levantados: a quase inexistência de aroma, um sabor suave demais, com retrogosto amidoso e um resquício arenoso na língua.

9º - President: quase todos os jurados identificaram uma textura mais granulosa no produto de sabor suave, entre o iogurte e o creme de leite fresco. Também foi apontada certa acidez e sal um pouco acima do ponto no requeijão.

10º - Qualitá: todos os jurados identificaram um certo amargor no produto de textura boa e bom aspecto visual.

11º - Tirolez: foi considerado um produto de textura mais firme do que cremosa, similar a da maionese. Sabor suave, que poderia ter mais proximidade com o do creme de leite e um bom teor de sal.

12º - Vigor: os jurados entenderam a textura do produto como similar à de uma maionese firme. Um requeijão de aspecto brilhante, sabor suave e próximo do creme de leite, sal na medida certa.

Tags:   Invertebrados
Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003