Trem Republicado

A Saúde Pública clama por ações urgentes e mais atenção

Governo do estado de São Paulo vai implantar programa para reduzir fila atual de atendimento a pacientes oncológicos, em cerca de 40%.

Por Wellington Caposi em 27/01/2023 às 19:08:03

A área que é responsável pelo tratamento de pessoas com câncer, no estado de São Paulo, acaba de receber a notícia, vinda do governo do estado, que anuncia a ampliação do número de leitos para tratamento de pacientes e uma injeção de recursos para reduzir a fila de quem precisa de exames, cirurgias e atendimento básico. No estado de São Paulo, hoje, 1.536 pacientes aguardam cirurgias. A fila de espera para alguns desses já chega a oito meses.

Diante desse quadro, o governador Tarcísio de Freitas e o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, determinaram, na última terça-feira, 24, o início de um novo programa que vai agilizar e organizar essas filas para os procedimentos cirúrgicos oncológicos. Essa redução é essencial no tratamento da doença. Como primeiro passo para ampliação desse atendimento, foi anunciada a abertura de três salas cirúrgicas e 45 novos leitos de internação, sendo 15 deles em UTI, no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP). Essa unidade integra o complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.


Aqui na Estância Turística de Salto, existe uma intenção do prefeito Laerte Sonsin Jr. em investir na criação de um setor no Hospital Municipal N. Sª do Monte Serrat, especificamente para o pré-atendimento e tratamento inicial de pacientes oncológicos, especificamente aqueles da cidade. Isso foi falado pelo prefeito ao TERRATAVARES numa entrevista feita em dezembro de 2021; e reafirmada no final de 2022. Concluímos que a implantação de um setor de Oncolgia no Hospital Municipal N. Sª do Monte Serrat é só uma questão de tempo. Não seria então o momento de se agendar uma reunião diretamente com o governador Tarcísio de Freitas, para propor o início de uma parceria entre estado e prefeitura para tanto. O que o cidadão espera dos atuais gestores da Saúde Pública - aqui em Salto - é a mesma agilidade que o governador Tarcísio de Freitas está imprimindo no seu governo.


Segundo Tarcísio, no estado de São Paulo existem, hoje, de 7 a 9 mil leitos fechados, uma situação que precisa ser revertida com urgência. "Isso não é razoável, temos de apostar na reabertura desses leitos. É preciso aumentar a nossa disponibilidade e as vagas.", afirmou o governador. "Temos excelência, temos os melhores profissionais do Brasil, um corpo clínico maravilhoso, a gente pode oferecer ao paciente do SUS o que ele teria em qualquer hospital privado do país, e pelo SUS, pelo sistema público de saúde. O SUS nos orgulha muito, é um patrimônio que mostrou seu valor quando submetido ao estresse da pandemia. São vidas, são pessoas que vão ser tratadas e terão mais esperança. Estamos aqui celebrando o início desse movimento.", destacou o governador. A ampliação no ICESP irá permitir o atendimento de 1.250 novos pacientes, nos próximos 12 meses, e ainda a realização de mais 840 cirurgias adicionais. Isso vai representar um incremento de 20% do planejamento previsto inicialmente para 2023.


Vale a pena reafirmar que o tratamento do câncer apresenta muito mais chance de sucesso quando a doença é identificada ainda em suas fases iniciais de desenvolvimento. Focar na prevenção é e sempre foi o melhor caminho para livrar milhões de brasileiros das mais diversas doenças. É necessário agilidade e criatividade. Mesmo que a burocracia reinante da administração pública coloque diversos entraves.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003