Trem Republicado

Há 90 anos nascia o Mercado Municipal de São Paulo, referência em Turismo, Gastronomia e Cultura da cidade.

Mercadão tenta virar atração gastronômica 24 horas, apesar de degradação do seu entorno.

Por Wellington Caposi em 24/01/2023 às 14:25:12

O Mercado Municipal Paulistano é um dos mais emblemáticos pontos turísticos da capital paulista. Localizado no centro histórico da capital, o prédio que abriga o Mercadão foi projetado pelo engº Felisberto Ranzini, responsável também pelo Theatro Municipal e pela Pinacoteca. Além de arquitetura e história, também é possível encontrar um pouco da gastronomia tradicional paulistana.

Privatizado há cerca de um ano e meio, o Mercado Municipal de São Paulo completa 90 anos nesta quarta-feira, 25, compartilhando algumas das aspirações e dificuldades da cidade da qual é um dos símbolos. Se por um lado o edifício e seus mais de 13 mil metros quadrados se valem de grandiosidade, diversidade, aromas e sabores para atrair turistas domésticos e estrangeiros, por outro está mergulhado na degradação que consome a região central da também aniversariante capital paulista, que chega aos 469 anos.


Para quem quer conhecer a cidade e procura onde comer em São Paulo, o Mercadão oferece uma grande variedade de restaurantes. A refeição mais popular no local ainda é o sanduíche de mortadela, mas também são famosos o bolinho e o pastel de bacalhau. Nos planos da Mercado SP SPE S.A., empresa de capital fechado mantida por um fundo de investidores que ofertou mais de R$ 100 milhões pelo direito de explorar comercialmente o espaço por 25 anos, está na hora de tornar o Mercadão a "maior experiência gastronômica do mundo", diz o seu diretor-presidente Aldo Bonametti. "Estamos transformando em uma empresa de classe mundial", diz.

Para celebrar a data em grande estilo, a Mercado SP SPE S.A., concessionária que administra o Mercadão, organizou um evento de comemoração no dia 25 de janeiro, a partir das 10h com abertura oficial do evento e entre convidados estarão autoridades, locatários e colaboradores. Além disso, será lançado o livro '90 Anos do Mercadão', de Guto Ambar e também a abertura da exposição 'A História do Mercadão' e apresentações de bandas de diferentes estilos musicais percorrendo os corredores do Mercado.


A programação de aniversário não para por aí: até o dia 29 de janeiro acontece o Festival Brasilidade, um festival gastronômico com cardápios especiais de comidas típicas das cinco regiões do país, disponíveis em alguns restaurantes do Mercadão. A cada dia, uma região brasileira será homenageada.


O Mercadão em números Inauguração: 25 de janeiro de 1933 (construído entre 1924 e 1933). Área construída: 13.222 m². Estilo: neoclássico, com estrutura de concreto armado. Projeto: Escritório Técnico Ramos de Azevedo (Escritório Severo Villares, após a morte do titular, em 1928).

Vitrais: autoria de Conrado Sorgenicht Filho, com temas da pecuária e agricultura paulista.


Estabelecimentos (boxes): 249 (total). Bares e restaurantes: 33. Frequentadores: até 20 mil por dia, aos finais de semana; 9 mil, de segunda a sexta-feira. Local: rua da Cantareira esquina com avenida Mercúrio (região central de SP). Horário ao público: das 6h às 18h (bares, restaurantes e boxes) de segunda a sábado, aos domingos, até 16h.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003