Trem Republicado

Anvisa proíbe fabricação de pomadas modeladoras para cabelos

Empresas e profissionais estão proibidos de usar esses produtos. Uma das marcas está ligada a 200 casos de queimaduras nos olhos e cegueira temporária.

Por Wellington Caposi em 18/01/2023 às 00:15:34

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu cancelar a regularização de sete pomadas modeladoras para cabelos, pelo descumprimento de normas sanitárias vigentes. Desta forma, as empresas não poderão mais fabricar esses produtos. A medida foi divulgada nesta segunda-feira, 16. No ano passado, a Anvisa já tinha feito um alerta sobre relatos de efeitos adversos nos olhos provocados por cosméticos usados para modelar e trançar os cabelos. Segundo a Anvisa, a decisão se soma à resolução publicada na quinta-feira passada, 12, que cancelou a regularização da Pomada Modeladora para Tranças Anti-Frizz Be Black.

"Alguns dos produtos já tinham sido objeto de medidas restritivas no âmbito da sua comercialização e do seu uso. Com a medida atual, os produtos não podem mais ser fabricados", disse a agência no comunicado.

A Anvisa também alerta que é importante que os consumidores fiquem atentos às recomendações de uso e às advertências contidas nos rótulos das embalagens de produtos para modelar cabelos. Quem tiver algum produto especificamente fabricado pela Microfarma Indústria e Comércio Ltda. deve entrar em contato com a empresa para verificar uma forma de devolução. Da mesma forma, os estabelecimentos, como salões, também devem suspender imediatamente a utilização.

"As pessoas que usaram algum desses produtos devem lavar os cabelos com cuidado para que o produto não entre em contato com os olhos. Em caso de qualquer efeito adverso, devem procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo", informou a Anvisa.

Para os produtos das outras empresas, a agência ainda está avaliando as ações sanitárias necessárias.

Veja a lista de produtos proibidos pela Anvisa:

- omada Modeladora para Tranças Anti-Frizz Be Black (da empresa Cosmetic Group Indústria e Comércio de Cosméticos Eireli);

- Pomada Black - Essenza Hair (Evolução Indústria de Cosméticos Ltda.);

- Pomada Modeladora para Tranças Boxbraids - Fixa Liss (Evolução Indústria de Cosméticos Ltda.);

- Pomada Braids Hair (Galore Indústria e Comércio de Cosmético Eireli);

- Pomada Cassu Braids Cassulinha Cabelos (Microfarma Indústria e Comércio Ltda.);

- Pomada Braids Tranças Poderosas Esponja Magic (Microfarma Indústria e Comércio Ltda.);

- Rosa Hair - Pomada Modeladora - Mega Fixação 150g (Morandini Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda. Me);

- Pomada Modeladora Master Fix Black Ser Mulher (Supernova Indústria Comércio e Serviços Ltda.)

Fonte: Agência Estado

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003