Trem Republicado

Inscrição para o Prêmio Sesc de Literatura estão abertas

Inscrições vão até 3 de fevereiro e podem se inscrever autores iniciantes com obras no estilo de romance e conto.

Por Wellington Caposi em 11/01/2023 às 10:57:45

Lançado pelo Serviço Social do Comércio, em 2003, o concurso literário identifica escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Além de incluí-los em programações literárias da entidade, o Prêmio Sesc de Literatura também abre uma porta do mercado editorial aos estreantes: os livros vencedores serão publicados e distribuídos pela editora Record.

Mais do que oferecer uma oportunidade aos novos escritores, o Prêmio Sesc de Literatura cumpre um importante papel na área cultural, proporcionando uma renovação no panorama literário brasileiro. A 20ª edição já está com as inscrições abertas até 3 de fevereiro. Podem se inscrever autores iniciantes de todo o país, com obras inéditas nos gêneros romance e conto.

A diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaina Cunha, destacou que o prêmio reafirma o lugar do Sesc como um propulsor e descobridor de talentos literários. No ano passado, o prêmio recebeu 1.632 inscrições, sendo 844 no gênero conto e 788 em romance. A expectativa para 2023, é continuar com o número elevado de inscrições.

"É um número muito relevante que a gente recebe anualmente e chegar a essa vigésima edição com todo o êxito que a gente vem tendo, ao longo dessa jornada, para a gente é um momento especial", disse a diretora.

Outra característica interessante, não somente do ponto de vista das inscrições, é a regionalização. "O processo é bem democrático. Pessoas de todo o país podem se inscrever e, ao final, os agraciados com o prêmio participam do circuito nacional do Sesc. A gente visita todas as regionais para apresentação desses autores e mediação deles com o público".

Janaina Cunha adiantou que existe interesse em ampliar a premiação para outros gêneros literários, como poesia, por exemplo. Mas, por enquanto, a aposta continuará sendo em romance e conto. "É algo que a gente ainda está avaliando".

O edital pode ser conferido na íntegra AQUI. A inscrição é gratuita e PODE ser feita pela internet, no site do Sesc.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003