Trem Republicado

Salto tem 141.988 habitantes, de acordo com prévia do Censo 2022, diz IBGE

As informações divulgadas foram entregues ao TCU para o cálculo de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Por Wellington Caposi em 05/01/2023 às 11:07:52

Um número que ninguém esperava. Este é o resumo da prévia do CENSO 2022 que tira Salto da casa dos 119 mil habitantes - dados que o próprio IBGE estimava em 2020, e nos coloca na posição de 57º cidade mais populosa do estado de São Paulo com quase 142 mil habitantes.

Esta alteração substancial para mais, trará mais recursos a cidade do Fundo de Participação de Municípios, que utiliza o número da população como um de seus indicadores para os repasses. Comparando com as cidades vizinhas, a taxa de crescimento populacional da cidade impressiona ainda mais. Veja o gráfico comparativo:


Fonte: IBGE / Censo 2022

O QUE DIZ O IBGE:

No final dos anos, o IBGE entrega ao Tribunal de Contas da União (TCU) a relação da população de todos os municípios brasileiros. Sem a conclusão do Censo 2022 neste ano, o Instituto decidiu realizar um cálculo da população com base nos dados já levantados, até o dia 25 de dezembro de 2022. O número de habitantes é utilizado para o cálculo do Fundo de Participação dos Municípios e para determinar o tamanho das representações políticas, como na quantidade de vereadores e de deputados federais e estaduais.

O diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, explicou a metodologia da prévia da população a partir dos dados parciais coletados no Censo 2022 no encontro Censo Demográfico - Avanços e Desafios, realizado na manhã de 27 de dezembro, no Museu do Amanhã, no centro do Rio de Janeiro.

"Temos uma outra missão e precisamos aproveitar o Censo, divulgando um dado de 2022 com base na coleta dos dados. A coleta continua aberta em janeiro recenseando aonde não fomos ainda. Vamos fazer um trabalho de supervisão e controle de qualidade retornando aos domicílios classificados como recusa, fechado, vago ou de uso ocasional; e também a supervisão dos casos de omissão, duplicidades e inconsistências. Além da pesquisa de pós-enumeração", informou Azeredo.

Confira a planilha completa do Censo 2022 AQUI.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003