Trem Republicado

Espuma na barragem novamente paralisa ETA João Jabour e deixa região Noroeste sem água

Espuma pode significar a presença de matéria orgânica (esgoto doméstico) sem tratamento no manancial.

Por Wellington Caposi em 04/01/2023 às 10:35:50

O SAAE Salto decidiu interromper na madrugada desta quarta-feira, 4, a captação e tratamento na Estação de Tratamento de Água Jabour. O motivo dessa suspensão foi o aparecimento de uma quantidade elevada de espuma na altura da barragem, indício de um excesso de matéria orgânica no leito do manancial.

Amostras de água estão sendo coletadas periodicamente e passando por análise no laboratório da própria ETA João Jabour. Enquanto não houver a certeza de a qualidade da água coletada estará dentro dos parâmetros seguros de potabilidade, a captação seguirá parada. Não é possível fazer uma previsão para o restabelecimento do sistema e retorno da distribuição de água aos reservatórios.

Simultaneamente aos testes na água, o SAAE Salto iniciou a investigação da origem dessa matéria orgânica. Todas as estações elevatórias de esgoto da região já foram inspecionadas e nenhuma apresentou indícios de vazamento. Com essa paralisação, toda a região Noroeste de Salto teve o seu abastecimento de água afetado. Para voltar ao abastecimento normal, os reservatórios ainda precisam recuperar nível para depois a distribuição ser liberada., E deve-se ainda levar em conta o tempo de pressurização da rede.


Há informação que casas mais antigas do João Jabour jogam seu esgoto nas galeris pluviais, o que não é correto. Com a pavimentação de ruas com bloquetes e novas galerias pluviais, isso pode ter colaborado com uma aumento significativo de matéria orgânica no ribeirão. É inerente a necessidade de uma FISCALIZAÇÃO mais ostensiva do SAAE Salto em toda a região. Na outra ponta, quem sofre a cada interrupção no fornecimento de água tratada é a própria população. Também é necessário um olhar mais focado para investimentos na captação e distribuição de água na região Noroeste.

Os bairros afetados são: Zuleika Jabour, Vila Martins, Residencial Piccolino, Santa Rita, Picollo Paese, João Jabour, Jardim União, Morada São Luis, Haras São Luis, Jardim Taquaral, Jardim São João, Bom Retiro I e II, Jardim Alvorada, Jardim Nova Era, Edifício Granit, EdIfício Saut, Residencial Mountonneé, Lageado, Nova Era, Santa Edwiges, São Gabriel I e II, São Judas, parte da Vila Norma, Buru, Terras de Santa Izabel, Jardim América, Jardim Eucaliptos e Portal dos Bandeirantes.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003