Trem Republicado

Sistema de identificação de criminosos nas ruas vai ser instalado em Indaiatuba

Inúmeras câmeras com leitura facial e banco de dados, tornarão cidade mais segura.

Por Wellington Caposi em 26/12/2022 às 09:57:33

O programa vai utilizar inteligência artificial e será o primeiro da Região Metropolitana de Campinas, segundo o prefeito Nilson Gaspar.

"Acredito que é o primeiro do estado de São Paulo com banco de dados", diz ele, que ainda explica que, se for procurado pela polícia, o indivíduo será detido imediatamente, já os suspeitos serão encaminhados para prestar esclarecimentos. "Para que a gente possa proteger ainda mais a nossa cidade e as nossas famílias", concluiu o chefe do Executivo.

O reconhecimento facial funciona com um sistema que utiliza algoritmos e softwares para mapear padrões nos rostos das pessoas. O rosto humano, apesar das variações de pessoa para pessoa, possui uma composição básica que não se altera, que é lida pelos aplicativos como pontos em comum, que variam de acordo com complexidade do sistema.


Todos os sistemas de reconhecimento possuem o mesmo princípio: detectar um rosto em formas geométricas e algorítmicas e então montá-lo como em um quebra-cabeça. O governo do estado de São Paulo inaugurou o Laboratório de Identificação Biométrica, Facial e Digital da Polícia Civil. O sistema já possui um grande banco de dados de pessoas que possuem problemas com a Justiça e já é interligado com outras plataformas.

O prefeito falou em entrevista que outros investimentos estão sendo feitos na segurança de Indaiatuba, por exemplo, em veículos, armamentos, equipamentos e treinamentos. Em 2019, Indaiatuba conquistou o 2ª lugar como Cidade Menos Violenta do Brasil no ranking elaborado pelo Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003