Trem Republicado

Itu recebeu dez prêmios culturais do Estado ao longo de 2022

Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022 homenageou profissionais do setor cultural que se destacaram por suas realizações. Vencedores da principal premiação cultural de SP foram conhecidos na última quarta-feira, 14.

Por Wellington Caposi em 17/12/2022 às 08:39:16

Na noite da últiuma quarta-feira, 14, a secretária municipal de Cultura, Maitê Velho, acompanhada da chefe de Artes da pasta, Sabrina Souli e o diretor de Patrimônio Histórico, Emerson Castilho, participaram da solenidade de premiações de Cultura do Estado de São Paulo 2021/2022.

Museus, equipamentos e centros culturais; Patrimônio cultural material e imaterial; Grupos, companhias e corpos estáveis; Cultura popular e tradicional; Cultura urbana; Empreendedorismo cultural e criativo; Inovação e tecnologia em arte e cultura; Estudos e pesquisas em cultura e economia criativa; Mostras, festivais, mercados e eventos culturais; Produção cultural independente; Inclusão, diversidade e acesso à cultura; Formação e capacitação; Livro, leitura e bibliotecas; Comunicação cultural; Iniciativas culturais para crianças e adolescentes.

O processo de escolha dos premiados foi dividido em 3 etapas. Primeiro, um júri formado por 10 pessoas indicadas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, propos - cada membro – cinco realizações de grande relevância para a cultura e a economia criativa de São Paulo em 2021 e os respectivos responsáveis por cada uma dessas realizações nas categorias descritas. Na segunda etapa, o secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, e o presidente do Conselho Estadual de Cultura e Economia Criativa, Fernanda Feitosa, selecionaram, a partir das indicações feitas pelo júri na etapa anterior, quais foram as cinco realizações finalistas em cada categoria e seus respectivos responsáveis. Por fim, o governador Rodrigo Garcia, definiu os premiados em cada uma das categorias descritas, sendo uma realização ganhadora para cada categoria.

Houve também, ainda, justas homenagens ao produtor cultural Sérgio Ajzenberg, a Emanoel Araújo, ex-diretor do Museu Afro-Brasil, e ao jornalista Jorge da Cunha Lima, que faleceram em 2022, além do arquiteto Ruy Ohtake, no fim de 2021.

A Estância Turística de Itu, ao longo deste ano, foi contemplada em quatro categorias, totalizando dez premiações:

Prêmio Tradição SP, contemplada com um prêmio no valor de R$ 15 mil reais em investimento para realização da 1ª Mostra de Identidade Regional.

Prêmio Circuito SP, recebendo o valor de R$ 50 mil reais em investimentos, com quatro premiações, sendo elas, atrações que fizeram parte da 28ª edição do Festival de Artes, com shows de Brothers of Brazil (Supla), Byafra, Espetáculo Infantil Planeta Melancia e Dança Vertical do Balão.

Prêmio Revelando SP, com três premiações, sendo dois para manifestações artísticas com Nenê do Cururu, Repente Caipira de Viola - Benê Aparecida e um para manifestação gastronômica, com o tradicional bolinho caipira de Itu, de Erika Lodi.

Prêmio Mais Gestão SP, com duas premiações em capacitação em Economia Criativa, tendo como objetivo auxiliar no desenvolvimento de politicas públicas para economia criativa, com foco na organização e articulação de uma rede estadual de gestores culturais públicos para colaboração e impulsionamento de projetos e práticas dentro desta temática.

O evento, realizado no Teatro Sergio Cardoso na capital paulista, onde, foram entregues as medalhas Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Mérito Museológico e dos prêmios, São Paulo de Literatura, Juntos pela Cultura e Governo do Estado para as Artes.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003