Trem Republicado

Caponata de berinjela: saiba como fazer essa receita típica italiana

Existem quase 40 receitas diferentes de Caponata somente na área do Mediterrâneo. Berinjela, pimentão e cebola estão entre os principais ingredientes.

Por Wellington Caposi em 11/12/2022 às 21:50:43

Na Sicília, a origem da Caponata remonta à palavra "Capone", um peixe branco que no passado era consumido apenas por quem tinha dinheiro ou muita posse. Os cidadãos comuns daquela região, por outro lado, substituíam o peixe por beringelas e com o passar do tempo o uso do peixeos desapareceu por completo, dando lugar à versão apenas com vegetais. Pino Correnti, autoridade para alimentos sicilianos, acredita que a origem seja proveniente da palavra em catalão caponada, cujo significado é "algo relacionado às videiras".

A primeira vez que Caponata foi mencionada remonta ao ano de 1709, quando o escritor Joseph Vinci, no livro "Etimologicum Siculum", a definiu como "acetarium et variis rebus minuteum conficis" ou "uma salada e vários pequenos alimentos cozidos". Hoje na Sicília são preparadas diferentes receitas de Caponata com a adição de outros ingredientes em acordo com cada região. Mas todas com uma coisa em comum: os ingredientes principais são vegetais de diferentes tipos e todos cortados mais ou menos no mesmo tamanho. Receitas de Caponata variam de província para província na Sicília; algumas incluem ingredientes como amêndoa, pinoli, uva passa, anchova e outros legumes como abobrinha e pimentão.


Pode ser servida como acompanhamento ou como único prato - piatto unico -, principalmente no verão. Também pode ser servida como antepasto frio acompanhada de fatias de pão italiano bem fresquinho. A Caponata fica ótima também se usada como tempero de massas, mas nesse caso o molho deve ser mais denso. À medida em que for usando a Caponata, é recomendável manter o nível do azeite sempre acima dos ingredientes. Deve ser conservada sempre na geladeira.

Agora, saia da mesmice e inove fazendo uma Caponata de berinjela, iguaria tipicamente italiana, cheia de nutrientes, que pode ser servida como entrada ou como acompanhamento nas refeições. Confira os ingredientes e o modo de preparo dessa delícia.

INGREDIENTES

o 300 mililitros de azeite extra virgem

o 1 cebola picada

o 4 berinjelas em cubinhos

o 2 pimentões vermelhos em cubinhos

o 2 pimentões amarelos em cubinhos

o Meia xícara de chá de vinagre

o Meia xícara de chá de uva-passa

o 1 xícara de chá de azeitona verde sem caroço

o Cheiro-verde picado a gosto

o Orégano seco a gosto

o Sal a gosto


MODO DE PREPARO

Em uma panela, coloque 300 mililitros de azeite e aqueça; com o azeite não muito quente, coloque 1 cebola picada e deixe fritar por instantes; adicione 4 berinjelas em cubinhos e mexa para misturar bem e deixe cozinhando no azeite por alguns minutos; aAcrescente 2 pimentões vermelhos em cubinhos, misturando sempre; em seguida coloque 2 pimentões amarelos em cubinhos, mexendo novamente; junte aos ingredientes 1 xícara de azeitonas verdes sem caroço; coloque o cheiro-verde picado a gosto e mexa, deixando refogar bem; adicione meia xícara de uva-passa e orégano a gosto; salpique sal a gosto; acrescente meia xícara de vinagre e finalize o refogado. Desligue o fogo e transfira a Caponata de berinjela para um pote. Sirva com torradas ou como acompanhamento de suas refeições. Bom apetite!

    Comunicar erro
    Fale conosco

    Comentários

    TT003