Trem Republicado

Câmara Técnica do rio Tietê é empossada em reunião acontecida na cidade de Tietê

Composta por 34 indicações, o grupo de trabalho poderá analisar reinvindicações até agora ignoradas pelo Comitê de Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê.

Por Wellington Caposi em 28/11/2022 às 12:20:47

O Comitê de Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT) foi formado com grande apoio da sociedade civil e dos prefeitos, em 02 de agosto de 1995, numa reunião histórica, no município de Itu. As principais preocupações compartilhadas entre os três segmentos que nortearam a formação do Comitê foram a poluição das águas do rio Tietê e o reservatório de Itupararanga, principal manancial da bacia do rio Sorocaba.

O CBH-SMT é constituído por 35 municípios; órgãos do governo do estado e representantes da sociedade civil organizada. No último sábado, 26, aconteceu na cidade de Tietê, importante reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Sorocaba - Médio Tietê, sob a presidência do prefeito Laerte Sonsin Jr., onde foram empossados os membros da Câmara Técnica do rio Tietê, sendo eles:


Uma necessidade amplamente defendida pelo Instituto de Estudos do Vale do Tietê - Inevat. Até hoje, reivindicações feitas pelas cidades do Médio Tietê, dentro do CBH-SMT, eram, na maioria das vezes ignoradas, pois o comitê sempre priorizou apenas interesses da região da bacia do rio Sorocaba, enquanto que os graves problemas inerentes ao rio Tietê eram totalmente desconsiderados.

Com a criação desse grupo de trabalho, será agora possível o avanço e a organização das cidades ribeirinhas do rio Tietê, no sentido de pressionar o governo do estado, através do CBH-SMT, a priorizar esforços estudos e soluções conjuntas para a resolução dos problemas causados pela exagerada poluição e também decorrentes das enchentes pelo aumento da vazão do rios, que tanto prejudicam a economia dessas cidades.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003