Trem Republicado

Cinco dicas para amaenizar a tosse seca noturna

A tosse noturna é uma defesa do organismo e tem como principal função a eliminação de elementos estranhos e secreções das vias respiratórias.

Por Wellington Caposi em 22/11/2022 às 08:40:29

Para acalmar a tosse seca noturna, pode ser interessante tomar um gole de água, evitar o ar seco e manter os cômodos da casa sempre limpos, pois assim é possível manter a garganta hidratada e evitar fatores que podem favorecer e agravar a tosse. Esta tosse é bastante incômoda e cansativa mas pode ser solucionada com medidas simples.

No entanto, é importante procurar o médico quando a pessoa não consegue dormir devido a tosse, quando a tosse é muito frequente e ocorre em mais de 5 dias por semana ou quando é acompanhada de catarro, febre ou outros sintomas que podem indicar algo mais grave, como a presença de tosse com sangue.

Principais dicas

Para acabar com a tosse seca noturna, algumas dicas são:

1. Hidratar a garganta

Tomar um gole de água em temperatura ambiente ou tomar um gole de chá morno quando a tosse aparecer, pode ser interessante para parar a tosse noturna. Isso vai manter a boca e a garganta mais hidratada, o que ajuda a acalmar a tosse seca. Leite morno adoçado com mel também pode ser uma boa opção, que ajuda inclusive a pegar no sono mais rápido, porque combate à insônia. Conheça outras opções de AQUI.

2. Manter as vias aéreas limpas

Além de evitar o catarro tomando todas as medidas necessárias, é importante evitar o acúmulo de secreções sólidas dentro do nariz, limpando-o com um cotonete úmido, por exemplo. Pode ser interessante também fazer uma nebulização ou aproveitar o vapor quente do banho para assoar o nariz para que fique desobstruído. Saiba como fazer a lavagem nasal para desentupir o nariz.

3. Evitar o ar seco dentro de casa

Para que a casa fique com o ar menos seco, é recomendado deixar um balde de água perto do ventilador ou do ar condicionado. Uma outra possibilidade é molhar uma toalha com água morna e deixá-la em cima de uma cadeira, por exemplo.

Usar um umidificador de ar também pode ser útil, e este pode ser usado para fazer aromaterapia, o que acalma a tosse e confere um aroma agradável dentro de casa. Uma forma caseira de conseguir este mesmo efeito é colocar 2 a 4 gotas de um óleo essencial de sua preferência numa bacia, encher de água quente e deixar que o vapor se espalhe pelos cômodos da casa.

4. Manter a casa limpa

A tosse seca e irritativa geralmente está relacionada a algum tipo de alergia respiratória e por isso manter a casa e o local de trabalho sempre bem limpos e organizados podem fazer toda a diferença, acalmando a tosse. Algumas dicas que podem ajudar, são:

- Manter a casa sempre bem arejada, abrindo as janelas sempre que possível;

- Retirar os bichinhos de pelúcia, cortinas e tapetes da casa;

- Limpar diariamente a casa, sem usar produtos com cheiro forte;

- Retirar o excesso de objetos e papéis, por baixo das camas, dos sofás e de cima dos armários;

- Guardar travesseiros e colchões em capas antialérgicas;

- Colocar os colchões e travesseiros no sol sempre que possível;

- Trocar os travesseiros e as almofadas periodicamente porque eles acumulam ácaros .

Estas medidas devem ser adotadas como um novo estilo de vida e por isso devem ser mantidas por toda a vida.

5. Elevar a cabeça e o pescoço

Para melhorar a tosse noturna, é possível usar uma almofada ou travesseiro para manter a cabeça elevada. Embora isso possa ser recomendado para adultos, não é indicado para crianças pequenas. Para bebês e crianças, é indicado colocar algo debaixo da cama para fazer a elevação, como algumas tábuas, uma toalha enrolada ou alguns livros, por exemplo, que ajudam a elevar ligeiramente a cabeça.

Por que a tosse piora à noite?

A tosse piora à noite porque o gotejamento pós-nasal piora ao deitar, ou seja, o que acontece é que as secreções permanecem na parte posterior da garganta ao invés de sair pelo nariz, ativando o reflexo da tosse para que o organismo elimine o muco acumulado.

O que piora a tosse à noite

As principais causas de tosse noturna, que afeta especialmente as crianças, são:

- Alergia respiratória como asma ou rinite;

- Infecção viral recente das vias respiratórias, como gripe, resfriado ou pneumonia;

- Presença de corpos estranhos dentro do nariz, como feijão caroço de milho ou pequenos brinquedos;

- Aspiração de fumaça ou de vapores que podem inflamar os tecidos do nariz e garganta;

- Tensão emocional, medo do escuro, medo de dormir sozinho;

- Refluxo gastroesofágico: quando o alimento volta do estômago para o esôfago irritando a garganta.

Uma outra possível causa da tosse noturna é o aumento da adenoide, uma estrutura protetora entre o nariz e a garganta, que favorece o acúmulo de secreções.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003