Trem Republicado

Transporte Público de Salto recebe exposição Biografias Itinerantes

Uma ação fundamental para possibilitar o acesso da população aos conhecimentos artísticos, literários e culturais da população negra saltense.

Por Wellington Caposi em 21/11/2022 às 18:14:41

Parte da população se encontra, em seu cotidiano, dentro do transporte público, no seu trajeto para o trabalho, para a escola, e para os mais diversos afazeres. Nada mais criativo do que disponibilizar informação e cultura no transporte público, escolhido como local e espaço de interação do projeto para com a população.

Biografias Afro-Saltenses consiste num projeto idealizado por Chell Oliveira, em parceria com o amigo João Ares, com o objetivo principal de resgatar memórias e histórias da população negra saltense que foram ao longo do tempo apagadas e silenciadas, como quase toda a historiografia relacionada à população negra de nosso país. Um trabalho comprometido em tirar o véu do apagamento de todo um povo que ajudou a formar essa sociedade saltense, conhecida pelo seu fermento e por sua resistência cultural.

Pensando nisso a Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial viabilizaram um projeto que visa o fortalecimento da História e da Memória Negra Saltense, levando para dentro de um ônibus, no formato de exposição itinerante, o Biografias Itinerantes - na verdade uma extensão do Biografias Afro-Saltenses - que conta a história de trinta biografias - desde ilustres nomes e personagens, a pessoas comuns - mas com imensa importância na construção social, cultural e política da Estância Turística de Salto.

Neste novembro, nos ônibus da cidade.

Comunicar erro
Fale conosco

Comentários

TT003